Qualidade do Ar de Interiores – 7 dicas fundamentais
Quando o assunto é a Qualidade do Ar de Interiores (também chamado de IAQ), é importante tomar todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos usuários comuns do ambiente.
A qualidade do ar de interiores é ainda mais importante em lugares com muitas pessoas, como lojas, hospitais e os ambientes comerciais. É preciso garantir que o ar seja seguro para que todos possam respirar sem nenhuma preocupação e riscos de infecções, alergias e outros problemas de saúde graves.
É possível adotar uma série de soluções simples para garantir um ar mais saudável dentro do seu ambiente de trabalho, melhorar a qualidade de vida de todos e acabar com possíveis contaminantes do ambiente.
Infelizmente, a maioria das pessoas não se preocupa com este importante item do dia a dia. Como consequência, alguns pesquisadores afirmam que os ares de alguns ambientes fechados podem ser mais poluídos que o ar de muitas cidades industrializadas.
Pesquisadores também acreditam que as pessoas passam pelo menos 90% do seu tempo dentro dos ambientes fechados. Principalmente dentro de casa e no trabalho. Ou seja, não dá para não se preocupar com a qualidade do ar de interiores, certo?
Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar bastante na hora de melhorar a qualidade do ar que você respira.
Dicas para garantir a Qualidade do Ar de Interiores
Aqui estão 7 dicas para ajudar a melhorar a qualidade do ar do seu ambiente de trabalho ou residencial.
Traga um pouco da natureza para o ambiente interno
Os benefícios das plantas domésticas são enormes. Como sabemos, as plantas, durante o processo de respiração, absorvem dióxido de carbono e respiram oxigênio. E ao contrário do que muita gente acredita, elas não são perigosas durante a noite, mesmo com o processo invertido, a quantidade de dióxido que as plantas emitem é mais baixo do que outro ser humano ou animal de estimação.
Não apenas isso, mas ao trazer plantas para dentro do escritório ou ambiente de trabalho, você também deixa a decoração muito mais bonita, com muito mais harmonia e bastante leveza.
Existem pelo menos 10 espécies de plantas de interior que são capazes de fazer toda a diferença na vida das pessoas em ambientes internos. Estas são plantas de fácil cuidado, de manutenção simples, fáceis de encontrar e por um bom preço.
As plantas mais recomendadas são:
- Aloe Vera ou Babosa: Estas plantas são excelentes filtradoras de ar. Elas também são boas indicadoras da qualidade do ar na residência, já que apresentam algumas manchas escuras quando absorvem muita poluição.
- Areca Bambu: Esta é uma planta que exerce uma excelente função de limpeza de toxinas derivadas do metanol e solventes orgânicos, além de ser uma boa umidificadora.
- Azaleia: As azaleias são flores belíssimas e que ajudam a remover do ar as substâncias químicas presentes em móveis de madeira prensada.
- Crisântemo: O crisântemo consegue filtrar o benzeno, substância muito comum no fumo de tabaco e capaz de causar sérios problemas sanguíneos.
- Espada de São Jorge: Além de absorver muitas toxinas do ar, a Espada de São Jorge converte gás carbônico em oxigênio, ideal para garantira qualidade do ar de interiores de ambientes em grandes cidades.
- Ficus: A Ficus é uma planta que age contra diversos poluentes como os formaldeídos, tricloroetilenos e benzenos. Poluentes que comumente se acumulam em tapetes, carpetes e outras mobílias.
- Gerbera: Esta planta é indicada para quem quer se livrar dos tóxicos presentes nos cigarros, charutos e cachimbos. Ela também é capaz de converter gás carbônico em oxigênio até durante a noite.
- Jiboia: Apesar do nome de cobra, esta é uma plantinha que atua fortemente contra o formaldeído, uma substância que pode causar dificuldade respiratória, enfisema e irritação nos olhos.
- Lírio da Paz: O lírio da paz é considerado um dos maiores purificadores naturais de ar. O título é bem merecido já que ele ajuda a diminuir o nível de toxinas no ar significativamente.
- Samambaia de Boston: A Samambaia é uma excelente planta para umidificar o ambiente e combater os diversos poluentes do ar.
Colocar plantas no ambiente interno é uma ideia sensacional para quem quer melhorar a qualidade do ar de interiores!
Abra as janelas e sempre mantenha o chão limpo
Qualquer ambiente, principalmente os construídos mais recentemente, não possuem uma boa circulação de ar. O ar fica apenas reciclando entre os cômodos da casa, o que não é nada bom. Isso pode ser um grave problema para a qualidade do ar de interiores.
Ao abrir a janela você deixa que o ar circule por um tempo e se renove, garantindo uma melhor qualidade. O ideal é que as passagens de ar fiquem abertas por algum tempo, geralmente no começo do dia (caso o ar condicionado precise ser ligado durante todo o período de permanência no ambiente).
Ao limpar o chão ao varrer, passar pano e passar o aspirador, você está se livrando de partículas que eventualmente acabariam entrando no ar no sistema respiratório dos presentes.
Deixe a ventoinha do sistema de climatização ligada
Muitos sistemas de climatização contam com alguns recursos para garantir a qualidade do ar de interiores. Alguns condicionadores de ar possuem ventoinhas para circular o ar para o ambiente, principalmente os sistemas centrais.
Essa é uma excelente maneira de garantir que o ar que você está respirando é novo e fresco. O uso de filtros com luz UV (Ultravioleta) também é recomendado. Estes filtros emitem luz UV, capaz e matar microrganismos e melhorar a qualidade do ar drasticamente. Estima-se que os filtros UV funcionam até 90% melhor do que outros tipos de filtros.
Troque os filtros de ar de acordo com as recomendações do fabricante
O filtro no aparelho de ar condicionado é a primeira linha de defesa contra a baixa qualidade do ar de interiores. Um sistema de climatização circula cerca de 30 metros cúbicos de ar por minuto através do filtro. Isso quer dizer que todo o volume de ar do ambiente passa através dos filtros várias vezes por dia.
Um filtro limpo remove diversas partículas, que vão de poeira até outros agentes de contaminação. Porém, um filtro sujo pode deixar a qualidade do ar de interiores pior sendo uma reserva de sujeira, pó e outros contaminantes que estão sendo jogados continuamente no ar que você respira.
Durante o uso do sistema de climatização, é preciso estar sempre limpando os filtros de maneira correta. Também é bom trocar os filtros por novos com periodicidade de acordo com a recomendação dos fabricantes.
A limpeza e troca dos filtros também tem ação na economia. Quando o filtro está sujo demais, a evaporadora tem que trabalhar muito mais para insuflar o ar para o ambiente.
Filtros entupidos contribuem para um ar não saudável. Os filtros sujos permitem que poeira e bactérias, que deveriam ser filtrados, entrem na corrente de ar e fiquem circulando pelo ambiente. Isso pode causar diversas alergias e é especialmente perigoso para pessoas com asma e outras condições respiratórias.
Se você tem animais, a qualidade do ar de interiores vai decair ainda mais com um filtro sujo. Pode até ser que você não percebe os efeitos imediatamente, mas em alguns anos, os efeitos negativos para a saúde começam a aparecer.
O tempo correto para trocar os filtros de ar vai depender do modelo do aparelho, do fabricante e do uso. O melhor a se fazer é procurar no manual as recomendações do fabricante para o seu aparelho.
Mantenha o sistema de ventilação limpo
Deixar com que o ar do ambiente seja trocado é uma das melhore opções para a qualidade do ar de interiores, como já dissemos. Mas se abrir portas e janelas não for possível (como é o caso de muitos ambientes comerciais) é preciso encontrar outras soluções para a ventilação.
É possível aliar o sistema de climatização com um sistema de ventilação devidamente projetado para o ambiente.
O objetivo da ventilação é o balanço. A principal função é remover ar estagnado e não saudável e substituí-lo pela mesma quantidade de ar novo e filtrado. Muitos sistemas de ventilação utilizam dutos e um controlador para garantir que o ar seja trocado de forma correta e perfeita. Alguns destes sistemas até ajudam os condicionadores de ar, “pré-esfriando” o ar novo durante a ventilação.
Baixa ventilação ou sistema de ventilação sujo podem causar ou contribuir para o desenvolvimento de infecções, câncer de pulmão e doenças crônicas como a asma. Construções mais novas têm mais problemas com a renovação de ar, já que elas são mais isoladas.
Reduza a umidade e o bolor usando desumidificadores e exaustores
A umidade se acumula em ambientes isolados. A umidade é produzida por atividades básicas como cozinhar, usar torneiras e até respirar. É recomendado que um ambiente interno não ultrapasse um limite de 60% de umidade e não fique abaixo dos 30%. A baixa umidade atrapalha a respiração e incomoda. Já a umidade alta demais pode transformar o ambiente em um lugar propício para culturas nocivas.
Umidade alta torna o IAQ da área difícil de ser mantido e controlado. Ao usar um desumidificador é possível facilitar o controle da qualidade do ar de interiores. O melhor nível de umidade para o ambiente depende da preferência de quem está no local, tipo de roupa e nível de atividades físicas desenvolvidas.
Segundo alguns pesquisadores da área, o nível ideal para a umidade de um ambiente é:
- 30%-40% – Confortável
- 45% – 55% – Recomendado
- 55%-89% – Muito Alto
O bolor em crescimento e ativo libera milhões de esporos, contaminando todo o ar do ambiente. Se a umidade está constantemente acima dos níveis recomendados, considere instalar um desumidificador dentro dos dutos de Ar Condicionado para controlar, ou até mesmo recuperar, a qualidade do ar.
Em ambientes menores, como casas ou escritórios pequenos, um desumidificador portátil já consegue dar conta do recado.
Use o aspirador constantemente para reduzir sujeira e ácaros
Parece simples, não é mesmo?
Estudos mostram que usar o aspirador pelo menos uma vez por semana pode reduzir significantemente os alérgenos perigosos para a nossa saúde. Principalmente os ácaros, que prejudicam os nossos pulmões.
Não importa o quão limpo você acha que o ambiente está, estas criaturas, parentes das aranhas, poderão ser encontradas. Os ácaros gostam de habitar lugares porosos, principalmente sofás, carpetes, cortinas e móveis com pouco uso.
Não é possível eliminá-los completamente, mas é possível usar algumas dicas para evitar a proliferação destes animais a níveis perigosos.
- Use um desumidificador para manter um nível de umidade saudável. De acordo com Platts-Mills, uns dos maiores pesquisadores sobre ácaros, um importante plano de ação contra estes animais é garantir que o cômodo está seco demais para que eles sobrevivam.
- Use protetores de alergênicos em travesseiros e almofadas. O uso destes protetores pode diminuir consideravelmente o número de ácaros em ambientes.
- Remova poeira de ambientes e móveis com um pano úmido. Panos secos apenas espalham mais os ácaros.
A importância de cuidar da qualidade do ar de interiores
É preciso cuidar da qualidade do ar para garantir que a nossa saúde continue boa no futuro. Não apenas isso, mas a poluição do ar de interiores se tornou um dos principais fatores para a poluição do meio ambiente. A EPA (agência de proteção ambiental dos EUA) colocou a poluição do ar de interiores entre os 5 principais perigos para o meio ambiente.
É importante ressaltar mais uma vez que ficamos quase 90% do nosso tempo dentro de ambientes internos. Em lugares com condicionadores de ar, onde o ar não é renovado com tanta frequência, é ainda mais importante se preocupar com a soluções de IAQ.
Cuidar da nossa saúde é um dos principais esforços que devemos fazer no dia a dia. Por isso, nada melhor do que começar a cuidar do ar que respiramos, para assim conseguir garantir menos alergias, menos complicações respiratórias e problemas graves.
Estas foram as nossas principais dicas para cuidar da qualidade do ar de interiores em qualquer ambiente. Esperamos ter ajudado você a preparar o seu ambiente para garantir a qualidade de vida de todos os funcionários, moradores e colaboradores de um local.
Além do IAQ, também é importante manter a manutenção dos aparelhos de ar condicionado.
Até as próximas dicas!