Manutenção preventiva de ar condicionado – Vale a pena?

Manutenção preventiva de ar condicionado… vale a pena a longo prazo?

Uma pergunta que a maioria dos proprietários de casas, hotels, pousadas, escritórios e quaisquer outros imóveis têm ao considerar a contratação da manutenção preventiva profissional para o ar condicionado. A resposta? Tranquilidade, economia a longo prazo, e funcionamento sem problemas.

É importante observar que você pode evitar problemas e solicitações de serviço de emergência bem caros, mantendo o sistema com as devidas manutenções preventivas. (Já ouviu falar do velho ditado: É melhor prevenir do que remediar?). Isto é particularmente importante se você for um senhorio ou hoteleiro, onde sua empresa está oferecendo acomodações para clientes pagantes.

Neste tipo de ambiente não é viável ter um ar condicionado com defeito ou um aquecedor que não funciona como deveria. Esta seria uma situação bem constrangedora com o cliente e que pode causar alguns atritos. Além de também poder prejudicar a reputação do hotel, principalmente com a popularização das críticas online.

Vamos dar uma olhada mais profunda em alguns dos benefícios da manutenção preventiva de ar condicionado e quantificar a importância de se associar com prestadores de serviços de HVAC confiáveis ​​e inteligentes perto de você.

As principais vantagens da manutenção preventiva de ar condicionado

Maior Eficiência Energética. O uso de equipamentos HVAC de alto desempenho pode resultar em um consumo considerável de energia. Estimá-se que o sistema de climatização corresponde de 10 a 50% de consumo de energia em um prédio. Então, por que não dar ao seu equipamento a capacidade de operar com desempenho máximo? Quanto maior a eficiência do sistema, menos ele precisa se esforçar e consequentemente menos energia ele gasta.

Vida útil do equipamento prolongada. O equipamento que está entupido com sujeira, poeira ou outros detritos tem que trabalhar muito mais e e por mais tempo para criar a mesma quantidade de aquecimento ou resfriamento, o que leva ao desgaste prematuro e falha. Não gaste mais com substituições evitáveis ​​e troca frequente de componentes.

Gastar mais de forma inteligente em manutenção preventiva para prolongar a vida útil do seu equipamento existente de aquecimento, resfriamento e ventilação é uma forma de economizar a longo prazo.

A manutenção preventiva se paga aos poucos, evitando um gasto exagerado com problemas mais graves e que são facilmente evitados.

Melhor qualidade do ar A qualidade do ar interior pode ser afetada por serpentinas sujas e partículas no ventilador dentro de sua unidade de ar condicionado. Isso levanta muitas preocupações relacionadas à saúde, como o acúmulo de pólen, fungos e bactérias, que podem contaminar o ar de forma diária.

Esse tipo de acúmulo pode desencadear ataques de asma, irritação dos olhos, nariz e garganta, além de doenças semelhantes à gripe. A limpeza regular desses componentes reduz significativamente a contaminação da corrente de ar e contribui para uma casa mais saudável e um ambiente muito mias seguro e confortável.

Diminuição de reparos caros. Realizar a manutenção preventiva de ar condicionado de forma regular pode reduzir consideravelmente o risco de reparos corretivos caríssimos. Alguns especialistas acreditam que você pode mitigar em 95% o risco de falhas graves. Embora seja impossível evitar todas as situações de reparo de HVAC, os cuidados preventivos podem economizar muito dinheiro em emergências imprevistas de aquecimento e resfriamento.

Lembre-se, a prevenção é sempre melhor do que a remediação. Os benefícios da manutenção preventiva certamente são bem evidentes.

Tendo em sua principal vantagem a economia a longo prazo com reparos e despesas corretivas. Ao agendar uma visita de manutenção preventiva de ar condicionado antes das altas de calor, há tempo o suficiente para que os reparos sejam concluídos antes de uma mudança climática séria, como acontece no verão.

Checklist para manutenção preventiva de ar condicionado em casa

A limpeza é parte importante da manutenção preventiva de ar condicionado.

Vamos apresentar uma lista de manutenção preventiva de ar condicionado que você pode fazer na sua casa! Enquanto se prepara para o calor do verão, você pode ficar tranquilo sabendo que o seu condicionador de ar irá mantê-lo agradável e fresco durante toda a temporada.

Comece pelos filtros de ar e a serpentina da parte interna.

  • Certifique-se de limpar os filtros de ar.
  • Spray anti-séptico de cozinha funciona bem para este tipo de limpeza. Apenas lembre-se de enxaguar a serpentina com água morna.
  • A chave é remover o acúmulo de poeira, pois isso impedirá o fluxo de ar.

Em seguida, limpe a unidade externa, incluindo a serpentina enquanto verifica que há um bom fluxo de ar pelo sistema.

  • Obstruções devem ser removidas, pois diminuirão o fluxo de ar e prejudicaram bastante o funcionamento do equipamento.
  • A saída de ar na parte frontal do sistema deve ser limpa.
  • Verifique o fluxo de ar e certifique-se de que a serpentina está desobstruída

Faça uma verificação da passagem de ar nas unidades interna e externa.

  • Comece com a unidade interna e verifique se você tem um bom fluxo de ar.
  • Se o fluxo for ruim, o ar condicionado pode estar com problemas no motor do ventilador ou uma serpentina suja e bloqueada.
  • Se você removeu obstruções e o fluxo de ar continua ruim, é hora de um exame profissional.

Cuidado com a ferrugem.

  • É necessário corrigir ferrugem e corrosão imediatamente.
  • Uma nova camada de tinta à prova d’água é suficiente para pequenas ferrugens superficiais.
  • No entanto, danos maiores devem ser corrigidos por profissionais com técnicas e métodos avançados.

Se o sistema for de aquecimento e resfriamento, experimente subir e aumentar a temperatura para testar se a troca está sendo feita de forma correta.

  • Troque as temperaturas de quente para frio algumas vezes para verificar como está a eficiência do aparelho.
  • Se o ar condicionado está tento problemas para fazer a troca de temperatura, isso é uma boa indicação de problemas mais sérios, e significa que é hora de chamar um profissional de HVAC.

Verifique os filtros de ar e a serpentina interna

Lembre-se, enquanto o “motor” do ar condicionado pode ficar para o lado de fora, a eficiência começa de dentro. Seu aparelho de ar condicionado está ligado diretamente a condensadora na parte de fora. Em sistemas centrais, a ligação é feita através do sistema de dutos.

Comece com seus filtros de ar interno. Muitos sistemas usam filtros baratos e substituíveis. Estes devem ser substituídos mensalmente, especialmente em casas mais antigas ou com muitos animais de estimação.

Outros sistemas HVAC utilizam filtros permanentes. Em vez de substituir regularmente esses filtros, você precisa limpá-los. A limpeza é simples. Um spray anti-séptico padrão funciona bem ou o simples uso de água corrente. O mais importante é seguir as recomendações do fabricante, tando na periodicidade de limpeza dos filtros como no melhor método para limpar as peças. Quando terminar, seus filtros devem estar livres de poeira. A troca e limpeza dos filtros são um dos pontos mais importantes na manutenção preventiva de ar condicionado.

Outra parte do ar condicionado para incluir na sua lista de verificação é a evaporadora e a serpentina de cobre interna. A serpentina de cobre é um dispositivo que auxilia na troca de calor. Estes não são padrão em todos os sistemas centrais de ar condicionado, mas eles são bem comuns nos sistemas sem dutos, bem comuns no ambiente residencial. Caso o seu sistema tenha evaporadora com serpentina na parte de dentro, é preciso garantir que eles estejam funcionando de forma perfeita.

Se a unidade for de janela (aquelas quadrinhas), é necessário retirar todas as poeiras e detritos da evaporadora. À medida que as unidades internas são executadas, elas coletam poeira e detritos do ar externo. Use um spray de limpeza geral para limpar as aberturas internas da unidade.

Verifique e limpe a serpentina e as saídas de ar na unidade externa

Agora que você verificou os itens internos da nossa checklist de manutenção preventiva de ar condicionado, é hora de ir para a unidade externa.

O primeiro passo é olhar para a unidade externa e ver se há algum entulho ou obstrução óbvia. Muitas vezes, durante o inverno, folhas, galhos e sujeira se acumulam na unidade e podem obstruir o fluxo de ar. Estas obstruções devem ser eliminadas.

Também é importante saber que existem muitos produtos vendidos para cobrir sua unidade externa durante o inverno ou períodos longos sem uso.

No entanto, muitos proprietários relatam um aumento no desenvolvimento de ferrugem após cobrir as unidades durante os meses mais frios. Como essas tampas vedam a unidade durante o inverno, a umidade não pode escapar, causando corrosão invisível. Alguns proprietários até relatam o travamento do ventilador da unidade devido à ferrugem no momento em que ligam o AC pela primeira vez no ano.

Em seguida, você precisa olhar mais de perto a grelha que filtra o fluxo de ar

Se a unidade possui barbatanas na evaporada – nas quais finas folhas de alumínio cobrem o fluxo de ar –  é importante verificar se elas não estão tortas.

Se estas aletas foram dobradas, é preciso usar uma ferramenta chamada “pente de barbatana” para realizar a manutenção sem causar mais danos. Esta ferramenta permitirá a dobra das aletas de forma suave de volta a forma original.

Se você tiver um sistema com grade mais aberto, certifique-se de usar uma solução de limpeza para remover poeira e detritos mais finos, melhorando ainda mais a passagem de ar pela condensadora.

Terceiro, olhe dentro o equipamento e veja se a bobina de troca de calor está livre de obstruções ou danos visíveis. Se houver folhas ou outros detritos, tente retirá-los com cuidado e sem prejudicar a integridade do sistema.

Se você tiver unidades de janela, ainda precisará inspecionar as aberturas de fluxo de ar externo. Em muitos casos, as mesmas etapas de manutenção serão aplicadas.

Por fim, ligue a unidade de ar condicionado e inspecione-a enquanto ela está funcionando para ver se há alguma obstrução de fluxo de ar que você não percebeu durante a inspeção inicial. Não tenha medo de ouvir o ventilador enquanto ele está rodando para ver se é possível ouvir qualquer trituração ou o som de uma folha presa nele.

Não tente remover a obstrução enquanto o ar condicionado estiver funcionando. Ao notar alguma coisa, desligue a unidade novamente e veja se o movimento facilitou a limpeza dos detritos remanescentes.

Verifique se há bom fluxo de ar de unidades internas e externas

Agora que você está confiante de que suas unidades estão livres de detritos, é preciso voltar para dentro de casa enquanto o ar condicionado está funcionando.

Se existem mais de uma unidade e, especialmente, se elas são todas da mesma marca e modelo, cada uma deve estar funcionando com a mesma força e eficiência. Se houver alguma unidade que esteja mais fraca que as outras, talvez seja hora de consertá-la ou até mesmo substituí-la.

Se você tem uma unidade central, ainda é preciso dar uma olhada no fluxo de ar proveniente das saídas dos dutos. Dependendo da idade e do estilo do imóvel, provavelmente haverá algumas aberturas que farão um trabalho melhor ao insuflar o ar frio do que outras. Ambientes maiores e mais antigos tendem a ter mais dificuldade em distribuir uniformemente o ar nos andares superiores. No entanto, as aberturas dentro dos vários ambientes do imóvel devem ser consistentes.

Se o fluxo de ar for ruim ou inconsistente, e você tiver certeza de que já limpou as obstruções da unidade central, é preciso considerar que há um problema maior. É mais provável que uma serpentina esteja sendo obstruída de uma maneira que você não possa ver sem desmontar a unidade, ou seu ventilador pode estar começando a falhar. Em ambos os casos, é hora de consultar um profissional.

Em um momento como este, um profissional pode parecer uma despesa que se pode evitar. Porém, um ar condicionado que não funciona com eficiência máxima é muito mais caro a longo prazo.

Verifique se há ferrugem ou corrosão

Ferrugem ou corrosão é um dos primeiros problemas de idade de ar condicionado. Como um condicionador de ar precisa estar funcionando com o máximo desempenho para ser energeticamente eficiente, não podemos deixar que a corrosão diminua a velocidade do ventilador ou torne a serpentina menos eficaz.

Além disso, como a pintura em um carro, um pouco de ferrugem pode rapidamente se espalhar. É por isso que você precisa resolver problemas de ferrugem menores, aparentemente cosméticos, o mais rápido possível. Embora a ferrugem possa não estar impedindo a operação de sua unidade agora, em uma ou duas estações, é provável que ela se espalhe e se torne uma preocupação muito mais cara.

É possível resolver este problema de forma caseira, usando tinta de aço à prova d’água para resolver pequenas arranhões e ferrugem superficial. Isso estabilizará o problema. Porém, vale lembrar que apesar de parar a ferrugem, a tinta com certeza ficará diferente da pintura original, caso isso seja um problema.

Os principais problemas de ferrugem precisam sempre ser abordados por um profissional. Embora você possa diagnosticar a ferrugem como a causa de um problema do ventilador, é provável que o dano se estenda além do que uma pessoa que não é profissional pode observar.

Se o problema ficar muito grave, há uma boa chance de também danificar outras partes mais difíceis de ver de sua unidade de ar condicionado. Por isso a  manutenção preventiva de ar condicionado é tão importante para garantir a integridade do equipamento.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.