Tipos de ar condicionado – Conheça os principais disponíveis no mercado
Conheça os principais tipos de ar condicionado disponíveis no mercado.
Existem diversos tipos de ar condicionado, são tantos que é até difícil entender os diferentes modelos. É ainda mais complicado saber qual é o certo para a sua residência ou ambiente de trabalho.
A verdade é que cada modelo possui suas características diferentes e recomendações de uso. Cada um é melhor utilizado em um ambiente, portanto, conhecer os diferentes modelos, suas instalações e uso é tão importante quanto entender sobre potência em BTUs e consumo geral de energia.
Basicamente existem 3 tipos de ar condicionado
- Compactos;
- Split;
- Central ou Dutado.
Cada modelo conta com suas características próprias e finalidades de uso diferentes que vamos explorar no decorrer do texto. Continue com a gente e aprenda mais sobre os diferentes tipos de ar condicionado, seus usos e principais indicações de uso.
As diferenças entre os tipos de ar condicionado e seus usos
Como já dissemos, existem 3 tipos diferentes de ar condicionado, cada um com uma grande variedade de modelos.
O modelo Split é o mais comum no mercado atual, principalmente dentro do ambiente residencial. Estes são condicionadores de ar em que a evaporadora (parte interna que “joga o ar frio”) fica na parte de dentro da residência, enquanto a condensadora (popularmente chamada de motor) fica para o lado de fora, sem a quebra de paredes para fazer uma janela.
Ele é basicamente um aparelho dividido, o que justifica o nome (Split, do inglês “Separado”, “Dividido”). De fácil instalação e sem a necessidade de muito quebra-quebra, este é um dos modelos favoritos dos consumidores finais. O preço dos aparelhos split também é um grande atrativo, sendo um dos responsáveis pela popularização dos sistemas de climatização em residências.
Ele também pode ser utilizado em grandes ambientes com um sistema chamado de VRV.
Os modelos compactos apresentam uma peça única, com a evaporadora e condensadora em um único gabinete. Também muito popular, principalmente nos modelos de “janela”, este tipo de aparelho também é encontrado nas versões portáteis, relativamente novos no mercado e cada vez mais conhecidos. Estes são tipos ideias para salas menores e com poucas pessoas.
Os aparelhos centrais são, na sua grande maioria, construídos em ambientes comerciais e empresariais. Estes modelos utilizam dutos e bocas para a distribuição de ar para diversos ambientes e contam com condensadoras potentes.
O a condicionado central é perfeito para ambientes comerciais e salas grandes com muitas pessoas, onde é preciso refrigerar muitos lugares ao mesmo tempo.
Principais modelos de ar condicionado compacto
Entre os diferentes tipos de ar condicionado compacto, existem modelos comerciais que apresentam variações de instalação e uso. Confira os principais:
Ar condicionado de janela
O Ar condicionado de janela é uma unidade compacta, com evaporadora e condensadora no mesmo gabinete. Estes já são clássicos, facilmente encontrados em diversos ambientes, tanto em casas quanto no comércio, empresas e escritórios. O nome “Ar condicionado de janela” vem do fato de que ele é instalado em uma abertura em formato de janela na parede.
A sua instalação é um pouco mais complicada do que a de outros modelos do mesmo nível. Afinal, é necessário quebrar a parede em um formato quadrado para encaixá-lo. Porém, apesar do desconforto do quebra-quebra, estes modelos exigem uma instalação menos técnica e que pode acabar saindo mais em conta do que os modelos Split.
Este tipo de ar condicionado faz a troca do ar quente pelo frio em ambientes, porém, ele não é tão efetivo em salas com muito espaço.
Sendo um dos principais condicionadores de ar doméstico, o Ar condicionado de Janela tem um preço acessível e não consome muito (quando em perfeitas condições de instalação e uso).
Também chamados de unidade de parede ou modelo janeleiro, este modelo pode ser encontrado em capacidades de 7.000 BTUs até 30.000 BTUs nas versões maiores.
Ar condicionado portátil
Condicionadores de ar portáteis são considerados a nova geração dos modelos de janela. Este tipo de aparelho esfria o ar do ambiente e joga o ar quente por um duto que deve ser colocado em uma janela com acesso a parte externa da casa. Ele não requer nenhum tipo de instalação ou adaptação da estrutura do imóvel.
Assim como os condicionadores de janela, os portáteis são desenhados para climatizar apenas um cômodo. Eles são fáceis de manusear, versáteis e acessíveis, sendo uma excelente opção para quem busca praticidade ao invés de potência.
Vale lembrar que, apesar de eficiente e muito prático, o ar condicionado portátil não é um substituto completo dos outros modelos. Ele é mais fraco que condicionadores de ar de Janela ou Split e não devem ser considerados como primeira opção para trabalhos mais pesados.
O uso do ar condicionado portátil é indicado para:
- Situações onde não é possível quebrar a parede ou instalar equipamentos externos em ambientes com regulamento interno (situação muito comum em prédios antigos e condomínios).
- Quando é preciso refrigerar dois ambientes de modo alternado. Por exemplo, o usuário deseja resfriar o quarto por algumas horas e depois vai para o escritório com o ar condicionado.
- Quando é necessário carregar o ar condicionado durante uma viagem.
- Ambientes pequenos que precisam de climatização suave, como por exemplo, quartos de bebês e crianças pequenas.
Este tipo de ar faz um pouco mais de barulho que os modelos split e possui um reservatório que acumula água e que precisa ser esvaziado para que o ar condicionado continue funcionando.
O ar de janela e o portátil são os dois tipos mais comuns de ar condicionado compacto que você pode encontrar no mercado.
Tipos de ar condicionado Split
Como dissemos, os Split são divididos em duas partes. Este é um dos tipos de ar condicionado que conta uma instalação mais técnica e complicada. Apesar disto,este modelo está conquistando o público por ser visualmente mais bonito e não exigir buracos grandes na parede (apenas para a passagem dos dutos).
Ar condicionados split são eficientes e bem interessantes para residências e comércios. Conheça os principais modelos encontrados no mercado.
Ar condicionado Split Hi-Wall
O Split Hi-Wall, também chamado de Split de parede, é um dos sistemas mais eficientes e populares do mercado. Lentamente ele está substituindo o Ar condicionado de janela como a principal opção dos consumidores. O Split também pode ser encontrado em pequenos comércios e residências.
O Split, além de eficiente e potente, também é muito bonito, com as fabricantes se preocupando com um acabamento fino, discreto e que complementa a estrutura do ambiente. A instalação deve ser sempre feita por um profissional especializado e de acordo com as especificações do fabricante. A instalação faz apenas alguns buracos na parede, além da instalação de suporte para a unidade externa.
Apesar de mais caro no preço e na instalação, a sua eficiência traz um excelente custo benefício.
Split Janela
O ar condicionado Split Janela apareceu no mercado como uma solução para quem estava passando pela transição dos modelos mais antigos para os novos. Ele é desenhado com todas as vantagens do Split e do modelo de janela.
A instalação deste tipo de aparelho é simples, para quem já tem aberturas para o modelo de janela. Com as mesmas tecnologias e potência do Split tradicional está é uma excelente opção para quem acha que está na hora de trocar o ar condicionado.
Ar condicionado Multi Split
O Multi Split é um sistema comum em ambientes comerciais. Ele é usado em casas maiores e com muitos cômodos, mas a sua grande vantagem está nos ambientes com muitas pessoas e diferentes salas.
Ele é muito semelhante ao sistema Hi-Wall, porém, como o nome indica, existem múltiplas evaporadoras para cada condensadora. Dependendo da capacidade da condensadora é possível aumentar o número de evaporadoras e distribuí-las entre os vários ambientes a serem climatizados.
Em escritórios de pequeno e médio porte ele é uma excelente opção por não mudar muito a estrutura do prédio e não exigir muito espaço externo para a instalação. Outra grande vantagem do Multi Split é que todas as partes internas são independentes e podem ser ligadas e reguladas de forma diferente.
A condensadora também pode ser ligada em diferentes partes internas. Este é um fator interessante, pois é possível adaptar a climatização para a necessidade do ambiente, mesmo que uma sala precise de um Hi-wall e outra precise de um Split Cassete.
Muitas vezes, o Multi Split está relacionado com o sistema VRV. Em projetos maiores, é possível usar o sistema para substituir o central dutado tradicional, economizando com gastos de energia e facilitando o projeto de climatização.
Split Cassete
A grande diferença do split para os outros modelos do mesmo tipo é a saída de ar. Ele possui uma parte interna que conta com quatro saídas e que é instalada no teto ou forro do cômodo.
Muito comum em ambientes comerciais de médio porte, salas de aula e residências maiores, este aparelho garante uma distribuição do ar de forma mais eficiente e confortável. Este modelo pode ser encontrado a partir de 12.000 BTUs até 60.000 BTUs.
Split Piso-Teto
Como o nome indica, o Split Piso-Teto pode ser instalado tanto em posições altas (no teto) ou posições baixas (Piso). Ao contrário dos outros modelos, ele é mais recomendado para áreas comerciais de médio porte, por ser um dos modelos mais potentes. As principais versões encontradas no mercado vão de 18.000 BTUs à 80.000 BTUs.
Oferecendo uma instalação versátil, pois ele pode ser adaptado em diferentes espaços dependendo da necessidade do ambiente, esta é uma excelente opção comercial para restaurantes, lojas e escritórios.
Este modelo também oferece renovação de ar, refrigeração rápida e baixo nível de ruído.
Split Canto Teto
O Canto Teto, ou Teto Canto, é um modelo relativamente novo e que apresenta um design único e especial, feito para ser encaixado no encontro das paredes com o tento de um cômodo. Também potentes, eles são indicados para quartos, salas e escritórios de pequeno e médio porte.
Este é um dos tipos de ar condicionado que oferecem um nível de ruído baixo, além de contar com sistemas de filtragem de ar. Além de eficiente ele é bonito e com um design discreto, perfeito para quem não quer alterar a harmonia da decoração geral.
Split Quatro Lados
O Split tipo Quatro Lados não é tão comum no mercado brasileiro e é relativamente raro no varejo, o que pode aumentar muito o seu preço e não valer o custo benefício. O Quatro lados é um tipo de evaporadora que insufla o ar em quadro direções ao mesmo tempo, sendo geralmente usado no centro do cômodo.
Com uma capacidade alta entre 24.000 BTUs e 60.000 BTUs, ele é indicado para áreas grandes, residenciais ou comerciais. O Split Quatro Lados pode refrigerar, desumidificar ou somente ventilar.
Ar condicionado dutado ou central
O Ar condicionado dutado, também chamado de central, até pode ser considerado um tipo de split. Porém, ele é de uso comercial e de grande porte, sendo muito comuns em shoppings, grandes empresas, grandes escritórios, prédios comerciais, grandes lojas, enfim, qualquer ambiente de grande porte que precisa ser climatizado.
Neste tipo de sistema o ar é transportado da condensadora por dutos, especialmente desenhados para cada ambiente, para as bocas de saída de ar. Este tipo de projeto deve ser feito por profissionais e empresas especializadas, pois exigem bastante conhecimento técnico e experiência, devido a sua complexidade e importância estrutural.
O ar condicionado central capta, filtra e joga o ar novamente no ambiente, resfriando-o durante meio do processo. O resfriamento é feito por serpentinas de cobre com o gás refrigerante. O ar retorna para o ambiente através de um ventilador centrífugo de alta pressão.
Por ser muito caro e projetado para grandes ambientes, o sistema de dutos é recomendado apenas para ambientes com carga térmica muito alta. Isso o faz muito comum em prédios comerciais e até mesmo super e hipermercados.
Estes são os principais tipos de ar condicionado encontrados no mercado, suas principais características e recomendações de uso.
Cada um dos tipos de ar condicionado é ideal para um local e propósito diferente. Agora que você já conhece cada um é possível determinar qual é o melhor para você e o ambiente que você quer climatizar.