Ar-Condicionado

Ar-condicionado desligando o disjuntor – O que pode ser?

Ar-condicionado desligando o disjuntor

É a última coisa que você precisa em um dia quente de verão: seu ar-condicionado desligando o disjuntor e você tem que ficar ligando ele de hora em hora. Você provavelmente está se perguntando o que está acontecendo e se há uma solução fácil. Você precisa ligar para alguém para resolver o problema e, caso o problema esteja acontecendo, você deveria ligar para um eletricista ou técnico de ar-condicionado? Essa não é uma pergunta tão fácil de ser resolvida quando o assunto é um ar-condicionado desligando o disjuntor.

Aqui está a coisa mais importante a saber: o disjuntor é um interruptor de segurança que protege seu equipamento contra danos, desligando a energia quando uma sobrecarga é detectada. Não só o equipamento, mas toda a rede de energia é protegida de curtos e super aquecimento. Ele também protege a sua segurança, pois os circuitos sobrecarregados podem resultar em incêndios graves. Portanto, se o seu disjuntor do ar-condicionado continuar a cair repetidamente, esta não é uma situação que você deve ignorar.

Não há como expressar isso o suficiente: Não fique reiniciando o disjuntor o tempo todo. Nem ao menos tente “prender” ele na posição correta. É essencial ir atrás do problema central. É preciso agir imediatamente para evitar consequências caras e potencialmente perigosas.

Ar-condicionado desligando o disjuntor: O que fazer primeiro

Como acabamos de mencionar, nunca volte a ligá-lo se o disjuntor continuar sendo derrubado pelo sistema de refrigeração. É possível seguir as etapas abaixo para ter certeza de que existe um problema antes de continuar. Às vezes, algo como um raio nas proximidades pode causar uma sobrecarga de energia que trava o disjuntor, o mesmo pode acontecer quando a problemas no fornecimento por parte da companhia de energia. Nesses casos, o problema não vai continuar acontecendo.

Aqui estão os primeiros passos a seguir quando o ar-condicionado desliga o disjuntor:

IMPORTANTE: aguarde 30 minutos com o ar condicionado desligado. Certifique-se de que o controle permaneça desligado para que o disjuntor interno do seu condicionador de ar possa ser reinicializado. Essa reinicialização não acontece se o ar condicionado estiver ligado no controle.

Após 30 minutos, configure o ar condicionado de volta para esfriar o ambiente.

Se você tiver sorte, tudo funcionará normalmente depois disso e o disjuntor do ar-condicionado não vai mais desligar. Depois desses passos, tudo vai funcionar como o esperado.

Outros possíveis problemas

No entanto, se o ar-condicionado desligar o disjuntor logo de imediato, ou se ar-condicionado não voltar a funcionar de forma correta, você tem um problema que precisa ser diagnosticado e reparado por um profissional. Confira algumas possíveis causas para esses problemas o decorrer do texto.

Mas e se o seu sistema parece funcionar de forma normal por um tempo, mas depois de um tempo o ar-condicionado desliga o disjuntor novamente? Se isso acontecer, há mais uma coisa que você pode tentar: trocar o filtro de ar. Quando o filtro do sistema está entupido com poeira e detritos, o motor do ventilador deve trabalhar mais e fica mais tempo tentando extrair ar através do filtro. Em uma tentativa de compensar pelo baixo fluxo de ar, ele pode consumir muita eletricidade e fazer com que o disjuntor desarme por causa de sobrecarga. Tente substituir ou limpar o filtro de ar-condicionado para ver se isso faz diferença.

Confira um pouco mais sobre os filtros de ar-condicionado.

Possíveis razões que deixam o ar-condicionado desligando o disjuntor

Do melhor caso ao pior cenário, as causas mais prováveis ​​do problema do disjuntor incluem:

Nós falamos sobre os dois primeiros no começo do texto, problemas que são possíveis de lidar sem a necessidade de ajuda profissional. Os problemas restantes são problemas que não é seguro enfrentar a menos que você seja treinado em como trabalhar com eletricidade de baixa voltagem. Este é um trabalho para os profissionais que não apenas conhecem os protocolos de segurança, mas também possuem o conhecimento necessário para diagnosticar corretamente o que está errado.

Para o ar-condicionado desligando o disjuntor, a melhor coisa a se fazer é chamar um profissional de HVAC. Vamos examinar as causas prováveis e o que você pode esperar quando seu técnico de serviço diagnosticar um ou mais desses problemas.

Serpentinas de cobre da condensadora sujas

Você tem negligenciado sua manutenção preventiva anual de Ar-condicionado? Também pode ser possível que o sistema não está esfriando tão bem quanto deveria estar. Se esse for o caso, uma serpentina da condensadora suja pode ser o culpado do problema.

Sua unidade de ar condicionado externo tem uma serpentina de condensação que faz o trabalho de liberar o calor acumulado para fora do ambiente. Uma vez que é exposto aos elementos do tempo, a serpentina pode ficar coberta de poeira e outras partículas. Quando isso acontece, a transferência de calor fica prejudicada, fazendo com que seu sistema trabalhe mais para resfriar o espaço onde está instalado. Sua unidade de condensadora (parte externa do ar-condicionado) pode consumir muita energia e causar o desarme do disjuntor.

Aqui está a boa notícia: uma simples limpeza da serpentina (feita como parte de um plano de manutenção regular) pode resolver esse problema.

Fio solto, curto ou falha de componente elétrico

Um ar-condicionado desligando o disjuntor pode ser causado por um simples problema elétrico no ar-condicionado. Uma conexão frouxa, um capacitor com defeito ou um curto na fiação pode ser responsável pelo problema. Esses problemas podem ser corrigidos facilmente por um profissional.

Mau funcionamento do motor

Um filtro entupido é apenas um dos motivos pelos quais o motor do ventilador do seu condicionador de ar pode estar consumindo muita energia e fazendo com que o disjuntor acabe desarmando. As pás do ventilador podem estar revestidas com sujeira e desacelerar o ventilador, causando tensão no motor. Uma boa limpeza pode ser suficiente para resolver o problema. Ou, um mau funcionamento dentro do próprio motor pode ser responsável. Nesse caso, um técnico de ar-condicionado precisará substituir o motor do ventilador.

Serpentina da evaporadora congelada ou suja

Se você negligenciou a manutenção preventiva por um longo tempo, e você tem vários dos problemas listados acima, eventualmente o fluxo de ar é diminuído dentro do sistema. Isso pode fazer com que a bobina do evaporador congele, o que consome excesso de energia e pode desarmar o disjuntor do ar-condicionado. Se você vir gelo nas serpentinas da parte interna do ar-condicionado, isso é o que está acontecendo. Nesse caso, certifique-se de manter a unidade desligada e ligue imediatamente para um profissional. Ao tentar mantê-lo funcionando, o compressor pode falhar, o que é um problema muito sério e muito caro.

Vazamentos de gás refrigerante

Um sistema mais antigo (especialmente quando a manutenção foi negligenciada) pode desenvolver corrosão nos tubos de cobre que levam a rachaduras, buracos e vazamento de refrigerante. À medida que o nível de refrigerante cai no sistema, ele tem que trabalhar mais e funcionar por mais tempo tentando esfriar o seu espaço. Isso pode fazer com que a unidade consuma muita energia e desarme o ar-condicionado.

Se você estiver percebendo um declínio lento no desempenho do seu sistema, essa pode ser a causa. Um técnico de ar-condicionado precisará encontrar e consertar qualquer vazamento de refrigerante. Ou, se forem numerosos, substituir as serpentina e tubos do gás refrigerante.

Falha do compressor

O compressor é o coração do sistema de ar condicionado e um compressor com defeito pode significar que você precisa de um sistema totalmente novo. É por isso que você nunca deve continuar ligando o disjuntor depois dele desarmar ou ignorar qualquer um dos problemas descritos acima. Em última análise, a tensão no sistema pode levar a um resultado caro: falha do compressor.

Como você deve ter notado, muitos dos problemas que deixam o ar-condicionado desligando o disjuntor podem ser evitados com a manutenção preventiva feita de forma correta. Um pequeno investimento uma ou duas vezes por ano (dependendo do uso do sistema) pode evitar grandes dores de cabeça.

Sair da versão mobile