Ar-Condicionado

Ar-condicionado para escritório – Como ele pode ajudar a produtividade

climatização de escritório

No atual clima competitivo das grandes empresas e escritórios, as empresas precisam que os funcionários sejam o mais produtivos possível para atingir seus objetivos. É por isso que climatização de escritório e a sua relação com a produtividade é um assunto que está recebendo mais atenção à medida que aumenta a necessidade de melhorar as condições para trabalhadores de diversas áreas.

Como muitos, você provavelmente está tentando acabar as barreiras para a produtividade. Então é importante saber que existem diversas pesquisas mostrando o que os trabalhadores consideram ser os piores problemas para a produtividade do dia-a-dia. Estar muito quente ou muito frio está classificado como o 2º entre os principais problemas.

Se você trabalha em um escritório, isso provavelmente não é novidade para você! No entanto, você pode estar se perguntando, qual é exatamente a relação entre a climatização de escritório e produtividade no local de trabalho? E qual é a temperatura ideal para um escritório?

Continue lendo para obter as respostas e informações importantes sobre como você pode melhorar a temperatura e a produtividade do local de trabalho com a climatização de escritório.

Qual é a relação entre climatização de escritório e produtividade?

A produtividade sofre significativamente quando os trabalhadores estão muito quentes ou muito frios. Isso porque estão distraídos em tentar ficar confortável e cometem mais erros. Estudos sobre o assunto encontraram os níveis mais altos de produtividade com temperaturas de 22ºC. Uma empresa pode acabar pagando 10% a mais em despesas com mão de obra quando a temperatura do escritório é desconfortável, de acordo com um estudo da Universidade de Cornell, nos EUA.

Uma pesquisa publicada pelo Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia, também nos EUA, sugere que a melhoria da qualidade do ar interno (cuja temperatura é um componente importante) pode levar ao desempenho no trabalho e ganhos de produtividade na faixa de 6% a 9%.

A verdade é que a climatização de escritório é tão importante, que muitas empresas acabam perdendo muitos reais para poder economizar alguns centavos. Algumas companhias acabam ajustando as temperaturas do escritório para reduzir os custos de energia, mas o dinheiro que perdem na produtividade supera em muito as economias de serviços públicos.

Mesmo em grandes cidades, onde o espaço é muito caro, a mão de obra ainda é a despesa mais alta para a maioria das empresas. Veja como as economias se comparam, de acordo com a Creating The Productive Workplace (Criando A Área de Trabalho Produtiva).

“Uma economia de 30% em energia de climatização… se traduz em algo da ordem de 90 centavos a R$1,35 por cada 30,48cm² (um pé no sistema imperial). No entanto, a perda de 3% na produtividade associada à baixa qualidade do ar interno corresponderia a aproximadamente R$17,30 a R$23 por pé quadrado, com impactos adicionais não-mensuráveis ​​de desconforto e problemas de saúde. ”

O estudo de Cornell mencionado anteriormente sugeriu (em 2004) que as empresas podem economizar R$7,00 por hora por trabalhador, mantendo as temperaturas confortáveis. Essa economia é provavelmente ainda maior hoje. Em uma empresa ou escritório grande com dezenas ou até centenas de funcionários essa é uma economia muito importante.

Qual é a temperatura ideal para um escritório?

A maioria dos estudos mostra os níveis mais altos de produtividade com temperaturas na faixa dos 21ºC. Também é importante manter os níveis de umidade entre 20 e 60%, porque a umidade pode alterar a forma como as pessoas percebem a temperatura.

Além da temperatura desconfortável, existe outro problema grave que afeta drasticamente a produtividade no local de trabalho: a disseminação de doenças.

Quando os níveis de temperatura e umidade são muito altos ou muito baixos, eles podem dar suporte ao crescimento de bactérias, fungos e vírus que são então espalhados pelo local de trabalho pelo sistema de ar-condicionado. Isso pode deixar muitos funcionários doentes. Isso quer dizer que eles precisam tirar folga para se recuperar. E no fim das contas, a produtividade da empresa sofre drasticamente.

Como conseguir as condições certas de climatização de escritório para melhorar a produtividade

Alcançar a temperatura ideal para produtividade no local de trabalho pode ser complicado; é mais do que aumentar ou diminuir o que está no controle remoto. Aqui estão alguns fatores para investigar.

Possíveis problemas de reparo

Há muitos problemas no condicionador de ar que podem causar variação de temperatura, incluindo controles defeituosos, vazamentos de refrigerante, dutos entupidos e ventiladores quebrados.

Tenha seu sistema inspecionado e avaliado por um profissional de ar-condicionado confiável. É importante também ter um bom plano de manutenção preventiva para garantir que o sistema esteja funcionando sem surpresas por todo o tempo.

Aliás, quem se preocupa com economia, essa é uma excelente dica. Já que a manutenção preventiva é uma das melhores maneiras de economizar com sistemas de climatização.

Questões de design do ar-condicionado

Além disso, o seu projeto de climatização é um fator a se verificar. Dentro do escritório, você provavelmente terá áreas diferentes com necessidades variadas de aquecimento e climatização. Por exemplo, salas de servidores e espaços de reunião superlotados podem precisar de mais resfriamento.

Escritórios de perímetro precisam de mais refrigeração e aquecimento do que os localizado mais ao interior da sala. O seu ar-condicionado é capaz de lidar com esses requisitos variados? E quanto aos diferentes níveis de ocupação em diferentes momentos do dia?

Além disso, uma reforma no escritório sem atualizar o sistema HVAC, pode deixar o sistema inadequado. Isso porque ele não vai mais climatizar adequadamente a área condicionada para o novo layout do espaço.

A boa notícia é que você pode não precisar de um novo sistema; Pequenas mudanças, como o reencaminhamento de dutos, podem fazer uma grande diferença na climatização de escritórios e na produtividade dos funcionários.

Não negligencie a manutenção

Se o seu sistema HVAC não tiver a manutenção adequada de acordo com a frequência necessária, isso também pode causar variações de temperatura. Filtros de ar obstruídos, buracos em dutos, serpentinas sujas e ventiladores revestidos de poeira podem resultar em condições de conforto insatisfatórias.

A manutenção preventiva do ar-condicionado não é um custo em comparação as suas vantagens. Ela praticamente se paga. O investimento muito pequeno que você faz na manutenção regular não apenas reduz as contas de energia e reparo, como também pode economizar bastante em produtividade perdida.

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