Você sabe se o ar condicionado pode prejudicar a saúde? Este é um debate com muitos pontos de vistas e muita coisa a ser considerada.
Continue com a gente e aprenda um pouco mais sobre o assunto. Veja os riscos do ar condicionado para a sua saúde, os benefícios e também o que você pode fazer para garantir a saúde sua e da sua família.
Os aparelhos de ar condicionado são um luxo recente que os seres humanos desenvolveram para garantir a plena satisfação e conforto térmico. Porém, apesar de serem uma excelente comodidade, os condicionadores de ar preocupam muita gente, principalmente em relação a saúde.
A preocupação não é exagerada, os condicionadores de ar realmente podem prejudicar a nossa saúde. Por isso é importante saber como o ar condicionado pode prejudicar a sua saúde e o que você precisa saber para se prevenir de possíveis problemas relacionados com estes aparelhos.
Ar condicionado pode prejudicar a saúde?
Sim o ar condicionado pode prejudicar a saúde, mas também pode não prejudicar. Pois é, esta é uma resposta bem complexa e que dificulta bastante a clareza desta informação. De forma bem simples, o ar condicionado pode prejudicar a saúde se ele não estiver dentro das condições normais de uso. Isso inclui o vazamento de gás refrigerante (que não faz mal apenas para a sua saúde) até a falta de limpeza e manutenção dos filtros e outros componentes.
Em ambientes comerciais, os dutos podem ser responsáveis por graves problemas de saúde. O problema não é sistema de climatização propriamente dito, mas sim a falta de cuidado com eles.
Até mesmo a temperatura incorreta do ar condicionado pode causar diversos problemas de saúde, ou piorar problemas que já existem.
Perigos do ar condicionado para a saúde
O ar condicionado pode prejudicar a saúde quando ele está com o filtro sujo, problemas de limpeza ou dutos cheios de poeira ou mofo.
Quando nestas condições, o ar condicionado por causar problemas respiratórios. O acúmulo de sujeira no filtro de ar faz com que partículas, vírus e germes que podem entrar no sistema respiratório e desencadear problemas diversos.
Os sistemas de climatizações também podem acumular umidade em alguns componentes ou então nos dutos (comuns nos sistemas de ar condicionado central). O acumulo de umidade acaba gerando mofos e outros microrganismos que liberam esporos no ar. Estes são culturas nocivas que podem ser bem agressivas e prejudicar bastante a saúde das pessoas no ambiente.
A transmissão de viris também é um grave problema que a falta de cuidado com o ar condicionado pode causar. Mesmo sem umidade, é possível que bactérias e outros organismos presos no ar continuem circulando constantemente pelo ambiente. Em residências este não é um problema que se evidencia de forma rápida. Porém, em escritórios, escolas, hospitais e qualquer outro ambiente com grande movimento, um vírus pode se espalhar rapidamente.
O ar condicionado precisa estar sempre em dia com a limpeza e a manutenção para evitar estes problemas.
Como garantir que o ar condicionado não prejudique a saúde
Pode parecer algo óbvio, mas um sistema de climatização saudável deve operar da forma que ele foi desenhado para operar.
Um aparelho de ar ou sistema de climatização deve oferecer um bom equilíbrio na qualidade de ar, insuflamento proporcional em todas as direções e eficiência máxima com gasto mínimo de energia.
O grande problema para as pessoas em residências e comércios é como saber se o ar condicionado está regulado de forma correta. Bom, a melhor maneira é não descuidar dos checkups profissionais constantes,
É necessário realizar um checkup a cada um ano pelo menos, nos ambientes residenciais menores, ou a cada seis meses em ambientes comerciais ou com muitas pessoas. Não se esqueça de realizar também verificações constantes nos dutos!
Porém, além dos checkups, é possível tomar alguns cuidados no a dia a dia para garantir que o condicionador de ar mantenha a sua eficiência máxima e garanta qualidade de ar de interiores para o ambiente.
- Certifique-se de que a condensadora não está bloqueada ou coberta de forma alguma. Isso pode prejudicar não apenas a economia do aparelho, mas pode causar problemas de saúde em relação a qualidade do ar. Quando bloqueada a condensadora pode começar a voltar o ar para dentro do ambiente, e o ar pode sim estar carregado com organismos prejudiciais. Para garantir ar sempre fresco e renovado, nunca deixe a condensadora coberta ou em espaço confinado.
- Mesmo após a instalação, garanta que a condensadora não está curvada para baixo, “pendendo” ou ameaçando cair. O desnível da unidade externa pode causar problemas no funcionamento do ar condicionado.
- Realize todo o reparo e manutenção necessários nos filtros de ar e nas peças da evaporadora de acordo com as especificações do fabricante e as instruções do manual.
Riscos à saúde relacionado a temperatura incorreta
O Ar condicionado também precisa contar com a temperatura correta para evitar qualquer risco. Acredite ou não, deixar o ar condicionando “de bater o queixo” pode não apenas prejudicar bastante a sua carteira, mas também pode acarretar em sérios problemas de saúde para você e toda a sua família.
1. Mau estar e fadiga constante
O ar condicionado faz com que você trema mesmo durante o verão? Essa pode ser a razão pela qual você está tão cansado. Pesquisas mostram que pessoas que trabalham em ambientes com ar condicionado em baixas temperaturas podem ter dores de cabeça crônicas e fadiga. Aqueles que trabalham em edifícios que estão constantemente sendo climatizados com ar frio também podem ter problemas com irritação constante da membrana mucosa e dificuldades respiratórias. Isso deixa você mais vulnerável à contração de resfriados, gripes e outras doenças.
2. pele seca
Longas horas gastas em ambientes com ar condicionado muito frio fazem com que a pele perca a umidade. Nestes casos é necessário o uso constante de produtos hidrantes para não sofrer de pele seca.
3. Piora os efeitos de doenças crônicas
Sistemas de ar condicionado central são conhecidos por piorar os efeitos de doenças que a pessoa já tem. O ar condicionado com temperatura muito baixa é notório por aumentar os sintomas de pressão arterial baixa, artrite e neurite, tornando o controle da dor mais difícil para aqueles que não conseguem ficar fora de um ambiente climatizado.
4. A incapacidade de lidar com o calor
Aqueles que passam muito tempo em um ambiente climatizados com temperatura incorreta tornam-se cada vez mais intolerantes às temperaturas quentes do verão. Isso é causado principalmente pelo estresse em seu corpo de mover-se de um ambiente fresco para o ar exterior quente. O famoso “choque-térmico”.
Essa intolerância ao calor levou a um aumento no número de mortes relacionadas ao calor durante as ondas de alta temperatura países mais quentes (Como o sul dos EUA) que agora tem uma média de 400 mortes a cada verão.
5. Problemas respiratórios
Embora o ar condicionado do seu carro possa ser uma verdadeira mão na roda enquanto estiver preso no trânsito em um dia quente, eles são os piores transgressores na circulação de germes e microrganismos que causam problemas respiratórios. Pesquisadores do Centro Médico do Estado de Louisiana, EUA, descobriram oito tipos de mofo vivendo em 22 dos 25 carros testados.
Sabe-se também que os aparelhos de ar-condicionado circulam doenças transmitidas pelo ar, como a Doença dos Legionários, uma condição infecciosa potencialmente fatal que causa febre alta e pneumonia.
Então qual a temperatura ideal para evitar que o ar prejudique a saúde
Se você se preocupa que o ar condicionado pode prejudicar a saúde por causa da temperatura, saiba que existe uma temperatura segura e que pode até ser benéfica.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que a temperatura do ar condicionado fique em torno dos 23ºC, com possíveis variações de poucos graus para cima ou para baixo.
Esta não é uma recomendação feita apenas no Brasil. Muitos órgãos de saúde do mundo inteiro recomendem a temperatura de 23ºC como a perfeita para o dia a dia.
Esta temperatura deixa o corpo em equilíbrio, sem necessitar de muito esforço para lidar com a temperatura. Isso quer dizer que você não vai sofrer com nenhum nos problemas de saúdes listados durante o texto.
Os efeitos de usar esta regulagem também são sentidos no ar. Aos 23ºC evita a umidade alta ou baixa demais, ficando perfeita para a respiração e para a proteção das vias respiratórias.
Benefícios do ar condicionado para a saúde
Da mesma forma que o ar condicionado em condições não adequadas podem prejudicar a saúde, quando adequados, eles podem ajudar bastante no seu bem-estar e saúde.
Vale lembrar que para que o seu ar traga benefícios para a sua saúde, é fundamental que tudo esteja funcionando de forma perfeita. O mais importante é nunca deixar que o ar funcione de forma errada, corrigir todos os problemas e realizar as manutenções exigidas pelos fabricantes.
Agora que você entendeu como o ar condicionado pode prejudicar a saúde, que tal aprender o que ele pode fazer pelo seu bem-estar?
Condicionadores de ar ajudam nas condições respiratórias
A asma é uma condição desagradável para dizer o mínimo: muitas vezes desconfortável, às vezes com risco de morte e infelizmente é um problema permanente. Pessoas que sofrem de asma e condições respiratórias semelhantes podem encontrar seus sintomas aliviados por um sistema de ar condicionado bem mantido e regulado, que regularmente remove do ar o tipo de contaminantes e poluentes que agravam a condição, do pólen aos ácaros.
Temperatura consistente é saudável
Muitas pessoas subestimam o efeito nocivo que uma temperatura muito quente, muito fria ou frequentemente flutuante pode ter sobre sua saúde. Estar excessivamente quente ou frio pode consumir rapidamente a energia de uma pessoa, deixando-a cronicamente fatigada e esgotando seu sistema imunológico. Um sistema de ar mantém uma temperatura ambiente agradável e constante que coloca o corpo em equilíbrio e faz com que a pessoa esteja melhor preparada para lidar com possíveis infecções.
Existem também condições mais sérias que podem ser ajudadas por um bom sistema de AC. O risco de insolação e exaustão por calor aumenta para pessoas confinadas em prédios quentes em dias quentes. Um sistema AC tira o sofrimento da parte mais quente do dia, e para pessoas vulneráveis isso pode ser um salva-vidas, literalmente.
Não apenas isso, mas o ar condicionado é capaz de aumentar a produtividade em até 15%. Manter um bom equilíbrio térmico cansa menos os funcionários e ajuda bastante na concentração.
Durante o sono, o ar condicionado também garante algumas vantagens, como a produção de melatonina, hormônio responsável por regular o sono. Isso quer dizer que é possível dormir melhor e acordar mais alerta.
Remoção de fumaça e odores é uma coisa boa para saúde
Um cheiro desagradável é desagradável por si só, mas muitas vezes também é um indicador de um problema mais profundo e mais sério – ar velho, fumos nocivos, produtos químicos de limpeza guardados sem cuidado e muitos outros problemas. Todas estas coisas podem ter um efeito negativo sobre a saúde se permearem estagnadas no ar. Um sistema eficiente de climatização lidará com isso rapidamente. Assim, você garante que não terá problemas com a baixa qualidade do ar no ambiente.
Alta ou baixa umidade afeta a saúde
Assim como a temperatura, a umidade relativa do ar é algo que deve ser mantido no nível perfeito – não muito alto, nem muito baixo.
Um ambiente com umidade excessivamente alta torna-se um terreno fértil para bactérias e outros microrganismos potencialmente nocivos. Já a umidade excessivamente baixa cria ar seco que agrava as condições da pele seca e também pode ressecar as vias respiratórias.
Como sabemos, o ar condicionado retira a umidade do ar. Quando ele faz o trabalho de forma correta, a umidade ficara sempre em um nível seguro e sem riscos para a saúde.
Ter certeza de se o ar condicionado pode prejudicar a saúde depende muito da maneira que você está utilizando o aparelho. Se você segue corretamente as recomendações em relação a limpeza dos filtros e as nossas dicas sobre temperatura, temos a certeza de que o seu ar pode te fazer bem!
Como qualquer outra coisa, é importante saber usar o ar condicionado com moderação e da maneira correta.