Ar-Condicionado

Benefícios do ar-condicionado para a saúde

ar-condicionado para a saúde

Conheça alguns dos benefícios do ar-condicionado para a saúde e para a sua vida!

A climatização é, obviamente, um dos maiores benefícios para a saúde do ar-condicionado. Mas o ar-condicionado pode fazer muito mais do que apenas mantê-lo confortável no verão. O sistema de ar pode melhorar as condições para prevenir sintomas relacionados ao calor ou para se recuperar de doenças.

No entanto, você pode ter ouvido algumas histórias assustadoras sobre o ar condicionado deixar as pessoas doentes. Muitas pessoas se perguntam: O ar-condicionado é saudável? Tenha certeza que a resposta é sim, contanto que você cuide do seu equipamento. Problemas de saúde ligados ao ar-condicionado podem ser evitados com manutenção e limpeza regulares.

Benefícios do ar-condicionado para a saúde e a qualidade do ar interno

Por ser um desenvolvimento mais recente no controle climático, as pessoas tendem a subestimar os benefícios do ar-condicionado para a saúde.

Reduzir os sintomas relacionados ao calor

Em muitos lugares onde o ar condicionado é menos comum, as ondas de calor tornam-se uma crise de saúde, podendo causar até mortes. Os menos tolerantes ao calor, como crianças e idosos, correm mais risco de insolação e desidratação. Certas condições, como doenças cardíacas ou distúrbios imunológicos, podem ser exacerbadas pelo calor. Ar condicionado é a melhor maneira de prevenir e reduzir os sintomas relacionados ao calor.

Melhorar as condições de qualidade do ar

Um bom sistema de ar condicionado pode fornecer filtragem de ar e trazer ar mais limpo em ambientes fechados.

Filtros especiais removem bactérias, mofo, alérgenos e poluição do ar, criando um ambiente mais saudável para pessoas com alergias, asma ou outros problemas respiratórios.

Micróbios, pólen e outros poluentes podem facilmente desencadear doenças que afetam a respiração. A ausência destes irritantes também pode tornar mais fácil a recuperação de um resfriado, alergias ou gripe.

É importante entender que nem todos os filtros HVAC cuidam desses problemas. Os filtros básicos apenas mantêm o pó e as partículas fora do sistema de ar e não limpam os alérgenos completamente. Mais para frente vamos falar mais sobre o melhor tipo de filtro para sua saúde.

Alguns problemas de saúde relacionado ao ar-condicionado

Alta umidade pode espalhar doenças

Se seu AC esfriar, mas não reduzir a umidade, talvez você tenha um sistema muito grande para o espaço que você tem. Um ar-condicionado excessivamente grande reduz a temperatura rapidamente e, em seguida, desliga sem reduzir a umidade. Um sistema de ar precisa funcionar por algum tempo para remover a água do ar e reduzir a umidade.

A umidade muito alta permite que as bactérias floresçam, tornando infecções mais comuns. Se não for devidamente limpo, o sistema pode desenvolver e espalhar mofo e fungos que podem ser prejudiciais se você respirar. Se continuar sem ser limpo, o ar-condicionado negligenciado pode facilitar o surgimento de bactérias e fungos, podendo deixar todos em um ambiente doente.

Na verdade, algumas pessoas acreditam que são alérgicas ao ar condicionado, quando na verdade apenas estão em um ar em condições ruins. O que realmente pode deixá-los doentes são as partículas sendo espalhadas por um sistema mal mantido.

Se muitos funcionários ou membros da família estão ficando doentes ao mesmo tempo, talvez seja hora de checar o ar-condicionado. Felizmente, esse problema pode ser facilmente corrigido ou evitado da mesma forma que uma doença humana: cuidados adequados, manutenção e limpeza de seus equipamentos e, se necessário, a troca por um ar de tamanho mais adequado.

Baixa umidade causa desconforto

Ter a umidade muito baixa também pode causar problemas. O ar seco pode causar pele seca e cabelos ressecados. Ele também pode secar o nariz, facilitando a obtenção de infecções respiratórias.

Se o seu ar está funcionando constantemente (seja porque a temperatura definida é muito baixa ou há um problema com o sistema), você pode acabar com pouca umidade em seu espaço.

Exposição ao refrigerante

Mais raramente, os produtos químicos de refrigeração usados ​​pelo sistema podem causar problemas de saúde. A situação é difícil porque esses produtos químicos são normalmente completamente contidos no sistema e reutilizados continuamente, portanto você nunca deve entrar em contato com eles. Mas se houver um vazamento sério, ou uma pessoa não treinada tentar consertar o ar condicionado, é possível causar exposição a produtos químicos perigosos que podem resultar em problemas de saúde no ar condicionado.

Por esta razão, você deve sempre deixar os reparos ou instalação de sistemas HVAC para os profissionais.

Como evitar problemas de saúde no ar condicionado

Aqui estão três estratégias para evitar que problemas de saúde relacionados ao ar-condicionado.

Manutenção Preventiva

Uma boa maneira de certificar-se de que seu sistema de ar está recebendo manutenção suficiente é agendar uma consulta com seu técnico de HVAC no início da temporada e, possivelmente, no final da temporada de calor, dependendo do seu uso.

Fazer uma manutenção preventiva antes de começar a usá-lo no o verão é uma ótima maneira de manter seu AC funcionando o ano todo.

Quando você fizer a manutenção, faça perguntas e certifique-se de que o serviço que você está recebendo seja completo. Um técnico de serviço deve inspecionar e limpar todo o sistema para remover qualquer coisa que possa deixá-lo doente, como formação de mofo, minerais ou poeira.

Eles devem verificar qualquer local no sistema onde a umidade possa se acumular e contribuir para esses problemas. As serpentinas do evaporador condensam e removem a umidade do ar, tornando-as um alvo principal para o crescimento de fungos ou bactérias. O técnico também deve verificar o motor do ventilador e as hélices, correias e panelas de drenagem quanto a sinais de danos, já que esses são lugares comuns que a umidade fica.

Limpeza de dutos

Se o seu sistema HVAC tiver dutos, como é o caso de condicionadores centrais, esta é outra área em que partículas causadoras de doenças podem acumular-se e contribuir para problemas de saúde do ar condicionado. Ter seus dutos limpos pode melhorar a qualidade do ar, eliminando a propagação de fungos, bactérias e vírus.

Filtros HEPA

Obtendo o tipo certo de filtros para ar-condicionado é uma ótima maneira de evitar problemas de saúde de ar condicionado.

Os filtros padrão apenas impedem a entrada de poeira no equipamento de climatização. Eles não impedem que pólen, alérgenos ou poluição entrem no ar que você respira. Obtenha filtros de ar particulado de alta energia, conhecidos como filtros HEPA, para obter os melhores benefícios de saúde do ar condicionado.

Os filtros HEPA são tecidos a partir de fibras de vidro e retêm mais partículas do que os filtros de papel. Os filtros HEPA devem ser trocados com mais frequência do que os filtros de papel, pelo menos uma vez a cada dois meses, ou uma vez por mês em áreas e estações com alta contagem de pólen, pó, fuligem ou pelos de animais.

Estes filtros recebem uma classificação MERV que revela o quão eficiente é a captura de pólen e poluição. Para obter os melhores benefícios para a saúde do ar condicionado, procure um filtro HEPA com classificação MERV 10 ou superior, especialmente se as alergias relacionadas ao pólen forem uma preocupação especial para você.

Se você trabalha em um local que cria uma qualidade de ar inferior à ideal, como uma cozinha comercial, uma oficina mecânica, ou qualquer lugar que produza partículas transportadas pelo ar, talvez seja necessário tomar medidas adicionais para garantir que seu ar-condicionado não te deixe doente. O uso intenso obstruirá seus filtros mais rapidamente, portanto, você deve limpar ou substituir seus filtros com mais frequência, mesmo se estiver fazendo manutenção regularmente programada.

Veja também: Como garantir a eficiência enérgica do ar-condicionado

 

 

 

Sair da versão mobile