A eficiência do ar condicionado é garantida ao seguir diversos passos e ações. É preciso sempre garantir uma excelente manutenção preventiva e seguir todas as recomendações do fabricante e de profissionais da área.
Confira algumas coisas que você pode fazer para garantir a eficiência do seu ar condicionado, gastando menos energia e garantindo menor desgaste do equipamento.
Verifique o termostato
O primeiro passo é verificar o termostato e garantir configurações que estejam de acordo com a sua necessidade, sem extrapolar o que o seu corpo realmente precisa e sem forçar exageradamente o equipamento de climatização.
O termostato está diretamente ligado a economia e eficiência do ar condicionado. Porém é possível trazer esses benefícios indo muito além de simplesmente aumentar a temperatura.
É possível optar pelo uso e termostatos inteligentes que podem aprimorar a experiência de todos os usuários do ambiente.
Esses termostatos também possuem função programável. Com isso, é possível programar a temperatura do ambiente para mudar de acordo com o clima e a temperatura. Economizando dinheiro e aumentando a eficiência do ar condicionado.
Verifique o sistema de dutos
Em sistemas de climatização comercial ou de grandes ambientes, o mais recomendado é o uso do ar condicionado central, que conta com dutos para distribuição do ar frio.
Esses dutos precisam ser constantemente vigiados e apresentar um bom estado de conservação para que a eficiência do ar condicionado seja plena, assim como o conforto e a climatização do ar.
Inspecionar o duto para vazamentos de ar
Materiais necessários: Ao inspecionar seus dutos de ar, existem algumas ferramentas básicas que você precisará. Tenha em mãos uma chave de fenda, uma lanterna, alguns panos e uma câmera digital (ou smartphone com flash).
Também é importante contar com uma fita adesiva de alumínio (não é a mesma coisa que duct tape) ou selante (específico para o trabalho de dutos), caso você precise consertar um vazamento.
Não se esqueça de se vestir “a caráter” para o trabalho. Use roupas que você não gosta (há que elas provavelmente vão ficar bem empoeiradas) e luvas de borracha, se você não quiser sujar as mãos.
Unidade principal
Sua primeira parada será a unidade principal e seus grandes dutos (que estão conectados aos dutos das ramificações que percorrem todo o ambiente). Um lado do sistema de dutos sopra ar através dos dutos secundários enquanto o outro lado puxa o ar para dentro.
Ligue o sistema de ar e verifique as conexões principais para encontrar vazamentos. Vazamentos nos dutos podem ser fáceis de serem sentidos, já que é possível sentir o ar frio escapando por frestas ou falhas de vedação nas junções.
Tente molhar a mão um pouco para adicionar sensibilidade extra à sua capacidade de sentir vazamentos de ar. Você também pode testar vazamentos usando um bastão de incenso ou um pedaço fino de papel higiênico; Se o papel grudar ou se “for assoprado” de uma área onde dois pedaços de metal estão unidos, há um vazamento no local.
Dutos secundários
Se houver áreas na empresa ou comércio onde os dutos são visíveis (geralmente no porão ou no sótão), estes devem ser inspecionados em seguida.
Verifique o isolamento que envolve os dutos quanto a danos, incluindo peças rasgadas, manchas úmidas ou mofo. Uma área molhada indicaria obstrução e um problema de qualidade do ar interno, o que significaria que a seção precisa ser limpa. Se você notar danos no isolamento ou a qualquer problema, entre em contato com um técnico especializado em dutos para garantir o reparo feito de forma correta.
Basicamente, você está tentando sentir (ou ver) qualquer movimento de ar em torno das conexões e dutos.
Como selar dutos de ar
Reparo de vazamento de dutos de ar: Quando você descobre um vazamento óbvio vindo dos dutos principais da unidade, repará-lo pode ser muito fácil. A fita de alumínio e outras fitas a prova e temperatura são excelentes para vazamentos em uma superfície plana, onde dois pedaços de metal são unidos.
Antes de fazer qualquer coisa, pegue o pano e certifique-se de que a área esteja limpa antes de aplicar o selante ou a fita adesiva.
Depois de limpar a superfície, simplesmente coloque uma tira da fita de alumínio sobre o vazamento ou use o selante e um pincel para selá-lo. Você também pode usar o selante para áreas de vazamento que seriam difíceis de fechar com a fita de alumínio.
Como regra geral, todo selante específico é mais eficaz que qualquer fita adesiva. Vai durar mais tempo e é mais fácil de aplicar. O único aspecto negativo é que não é eficaz para vazamentos maiores que 1/4 de polegada e algumas pessoas podem achar que ele é tem um visual desagradável.
Nos casos em que o vazamento é maior que 1/4 de polegada, use fita de folha de alumínio combinada com selante especial.
Verifique todas as saídas de ar para garantir a eficiência do ar condicionado
As saídas de ar são as bocas por onde o ar condicionado é assoprado para dentro do ambiente. Nos sistemas centrais eles podem estar ligado em diversos dutos. Já nos sistemas normais, de janela ou split, eles ficam diretamente no aparelho.
É importante verificar a integridade de todas as saídas de ar do ambiente. Elas nunca podem ficar com um fluxo de ar baixo, ou seja, não pode haver nenhum tipo de bloqueio na saída de ar.
É importante remover os itens que possam bloquear o fluxo de ar, desde pelos até poeira. Por isso a limpeza das saídas de ar é uma atitude importante para quem busca aumentar a eficiência do ar condicionado, economizar mais e melhorar o tempo de vida do equipamento.
Não descuide do dreno do ar condicionado
Além de resfriar sua casa, um condicionador de ar remove a umidade do ar para diminuir o nível de umidade relativa do ambiente. Esse processo é fundamental para garantir um ambiente devidamente climatizado e com temperaturas agradáveis. Este excesso de água condensada é removido da unidade de HVAC através de um pequeno tubo de drenagem e é levado para fora do ambiente.
Na maioria das vezes o tubo expele a água para fora, em alguns modelos pode haver uma bandeja de drenagem.
Ao longo do tempo algas, mofo e bolor podem acumular-se dentro da linha de dreno de condensação e formar uma obstrução, causando a água a voltar para dentro do sistema. Além de danificar o aparelho, essa água pode causar bastante incomodo ao cair dentro do ambiente. Para evitar que isso aconteça, coloque uma xícara de água sanitária na abertura de acesso na linha de drenagem próxima à unidade de ar para matar qualquer alga, mofo ou bolor que tenha se formado no tubo.
Para um desentupimento completo, é necessário colocar um aspirador de pó a prova d’água na boca do dreno para sugar toda a sujeira que possa estar causando uma obstrução.
Não se esqueça do filtro
Se você não trocou um limpou o filtro recentemente, agora é a hora de fazer isso. O filtro de ar dos equipamentos de ar condicionado é muito importante para garantir um sistema saudável. Como o nome já indica, ele é responsável por limpar o ar que passa pelo sistema.
Quando negligenciado, ele pode acumular sujeira e eventualmente causar um baixo fluxo de ar.
Fluxo de ar precário é um dos principais problemas em sistemas de climatização e é um grande vilão da economia.
Limpar o filtro é fácil, a maioria dos equipamentos explica como fazer o procedimento no manual. Basta seguir as recomendações do fabricante.
Verifique os circuitos
Certifique-se de que todas as conexões elétricas estejam ligadas e sem nenhum problema, como a sobrecarga. Esse é um trabalho que deve ser feito por um profissional eletricista. Condicionadores de ar precisam de um instalação bem específica e podem apresentar problemas de eficiência e economia quando há problemas elétricos.
Na pior das hipóteses a instalação errada pode apresentar danos graves para o equipamento e para o imóvel.
Sempre fique de olho na unidade externa
Verifique a unidade externa de ar condicionado (condensador) para ter certeza de que não há nenhum bloqueio de ar dentro ou ao redor dela. Remova folhas, trepadeiras e detritos, além de verificar a falta de painéis que protejam as conexões elétricas. O condensador é uma ferramenta importante para jogar o ar quente para fora do ambiente. Ele é responsável por esfriar o ar, sendo o “motor” do sistema de climatização.
Como ele depende muito de um bom fluxo de ar, não pode haver nenhum objeto ao seu redor prendendo a passagem de ar.
Por último, mas não menos importante, cuide das serpentinas
O gás refrigerante de um ar condicionado passa pelo sistema através de serpentinas de cobre ou de alumínio. Essas serpentinas podem acabar sujando, o que não é nada bom para o sistema. Elas são uma das principais peças para garantir a eficiência do ar condicionado.
Para obter o melhor desempenho das serpentinas do evaporador e do condensador de ar, elas devem ser mantidas limpas e livres de sujeira e material que possa interferir na transferência de calor que as faz funcionar. Além da menor eficácia da transferência de calor, serpentinas sujas podem levar a problemas como:
- Diminuição da capacidade de refrigeração do ar condicionado
- Maior gasto de energia pela falta de eficiência do ar condicionado
- Desgaste adicional no sistema de ar condicionado, que pode causar danos, mau funcionamento ou redução da vida útil do equipamento
- Acúmulo de gelo na bobina
Para manter as serpentinas do evaporador e do condensador limpas, acesse elas através dos painéis apropriados nas unidades interna e externa. Limpe as bobinas retirando toda a poeira, sujeira e outros acúmulos usando um pano macio ou escova. Você também pode pulverizar um limpador comercial nas peças de cobre para ajudar a quebrar a sujeira e facilitar a limpeza. O ar comprimido pode ser usado em algumas situações para soltar e remover grandes pedaços de detritos.
A inspeção e a limpeza da Serpentina devem fazer parte da manutenção preventiva regular realizada por técnico de ar condicionado.