Entenda um pouco mais sobre o funcionamento do climatizador evaporativo.
Você já viajou ou vive em um lugar com um umidade relativa do ar alta? Nesses ambientes é possível notar o cabelo enrolar e ficar armado, além de notar que a pele também acaba ficando mais macia e suave.
Esses são os efeitos do corpo quando ele está usando a umidade do ar para esfriar você. Um processo chamado resfriamento evaporativo. Este mesmo princípio é usado quando se trata de climatizadores, ou climatizadores evaporativos, como são conhecidos.
Os climatizadores são predominantes em áreas quentes e secas, como nos estados mais ao nordeste, ou então em cidades maiores, onde a umidade do ar sofre bastante. Todo lugar onde há menos umidade no ar, o resfriamento evaporativo funciona melhor. Mas como um climatizador residencial ou comercial realmente funciona?
Vamos tentar explicar de forma simples e sem complicações como um climatizador evaporativo funciona e quais os processos básicos para que ele melhore a sensação térmica de um ambiente.
Um climatizador usa umidade para resfriar o ar. Ele faz isso através de um processo relativamente simples (mais simples do que o ar condicionado, pelo menos). Ele funciona puxando o ar quente através de hélices (assim como ventiladores tradicionais).
O ar quente passa por um painel que é umedecido pela água no reservatório. O ar esfria e fica úmido antes de ser assoprado de volta para o ambiente, melhorando consideravelmente a sensação térmica do local. Vale a pena notar que não estamos falando que ele afeta diretamente a temperatura do ambiente.
Ele apenas melhora a sensação térmica acelerando o processo de arrefecimento natural do corpo. O climatizador evaporativo não é capaz de esfriar o ar como um ar condicionado faz.
As partes que compõem um climatizador são:
Válvula ou reservatório de abastecimento de água
Os climatizadores encontramos em tamanho maior, contam com uma válvula direta de água, geralmente uma mangueira, torneira, ou qualquer outra instalação direta ou indiretamente ligada com a rede de água.
Esta “válvula” é conectada ao climatizador muitas vezes por um tubo de cobre, por ser uma opção prática e bem segura. Porém, os modelos portáteis comumente encontrados em residências e ambientes pequenos possuem apenas um reservatório.
O reservatório tem um funcionamento simples e prático, mas precisa de diversos cuidados, como a limpeza periódica. Sem a água o climatizador não pode funcionar.
Boia
Nos modelos que possuem entrada de água constante é possível encontrar uma boia para a válvula. Essa boia é bem parecida com as boias de caixa d’água e de descargas. Quando a água do climatizador atinge um certo nível, a boia se eleva desliga a válvula de abastecimento de água. Se o modelo conta com uma boia, ela é prescindível para evitar que a água transborde e prejudique todo o equipamento de climatização.
Bomba
A bomba do climatizador também é encontrada na parte inferior da unidade. Ela responsável por bombear a água através das linhas de distribuição de água, mantendo o painel evaporativo molhado.
Painéis evaporativos (painéis de arrefecimento)
Os painéis do climatizador revestem o interior do equipamento. Eles precisam estar molhados para que o climatizador funcione corretamente. Eles também precisam ser limpos com a periodicidade recomendada pelo fabricante, garantindo um ar fresco e limpo. NADA
Ventilador
O ventilador é responsável por sugar o ar do ambiente, assoprá-lo pelos painéis de arrefecimento e para o ambiente novamente. É algo bem simples, quase que como um ventilador com um pano úmido na frente.
Como funciona um climatizador?
Um climatizador trabalha para resfriar o ar em sua casa em quatro etapas principais. Elas são:
A válvula de água encher o reservatório. Ou o reservatório é enchido de forma manual pelo proprietário do sistema.
No caso dos climatizadores que contam com a válvula e reservatório fixo, esse procedimento acontece assim que o climatizador é ligado. Nos modelos mais simples e portáteis é possível encher o reservatório a qualquer momento, mesmo com o equipamento desligado.
No primeiro caso, a água continua enchendo o reservatório até que a boia suba e feche a entrada de ar. Isso evita transbordamentos dentro do equipamento.
A bomba então leva a água para os painéis para umedecê-los para que o ar possa passar por eles e se tornar frio.
NADA A água é levada pelas linhas de distribuição que estão localizadas no topo dos painéis e derramam água através deles. O controle de temperatura é geralmente feito através do nível de água que está sendo bombeado para os painéis de arrefecimento e também pelo controle da força do vento no equipamento.
Após os painéis terem água sobre eles, o motor do soprador (ventilador) começa a puxar o ar quente para dentro do climatizador através dos painéis. Quando o ar quente passa por eles, a umidade esfria o ar e o filtra. Esse processo é chamado de resfriamento evaporativo. Esse processo é bem parecido com quando você está se exercitando, e suando, e depois entra na frente um ventilador resfriando o seu corpo rapidamente.
Depois que o ar é empurrado pelos painéis e resfriado, ele volta para o ambiente, resfriando o corpo de todos que estão próximos do equipamento em m ambiente.
Manutenção preventiva do climatizador
Quando se trata de resfriamento econômico de climas secos e no verão quente, nada supera um climatizador evaporativo.
Mais baratos para comprar e operar do que os sistemas de ar-condicionado tradicionais que utilizam refrigerante, um resfriador evaporativo fornecerá conforto ao resfriar sem causar estragos em sua carteira. De fato, estudos mostraram que, quando comparado a um condicionador de ar com capacidade de resfriamento comparável, um climatizador usa entre um décimo e um terço a menos da energia do que um AC. Aqui estão alguns outros benefícios adicionais associados a este tipo de equipamento de climatização.
Por adicionar umidade ao ar, eles também fornecem um ambiente confortável para climas áridos.
Eles baixam as temperaturas naturalmente e sem o uso de produtos químicos que destroem o ozônio.
Em vez de recircular o ar como os aparelhos de ar condicionado, eles são sistemas abertos que constantemente trazem ar fresco para uma sala ou área.
Os painéis usados em um climatizador também atuam como filtros de ar e podem remover sujeira, detritos e partículas de poeira transportados pelo ar.
No entanto, os climatizadores, muitas vezes exigem um pouco mais de manutenção do que condicionadores de ar portáteis, mas são manutenções simples e que podem ser executadas pelos proprietários. De modo geral, o momento ideal para começar a manutenção do climatizador é logo antes do verão. Assim o seu sistema estará pronto para uso quando os meses mais quentes se aproximarem. Mas a manutenção pode, e deve, ser feita durante todo o ano.
A manutenção provavelmente envolverá a limpeza do interior e exterior da unidade, a troca dos painéis de resfriamento e a verificação das correias. Siga as dicas abaixo para aprender a manter seu climatizador funcionando e para maximizar sua eficiência de resfriamento.
Limpe cuidadosamente o exterior da unidade.
Manter o climatizador limpo não só aumentará a eficiência da refrigeração, como também prolongará a vida útil da sua unidade, e isso deve ser feito a cada poucas semanas. Antes de começar a usar o climatizador que está parado por um tempo, limpe a superfície do equipamento com um pano macio e úmido quando não estiver em operação.
Não use produtos químicos abrasivos ou detergentes que possam resultar em danos à própria unidade. Além disso, mantenha o climatizador longe da exposição direta à luz solar, a fim de evitar alterações de cor na superfície da unidade.
Limpe o reservatório de água
Na preparação para o uso, certifique-se de que o tanque de água do refrigerador esteja limpo. Se a água da região onde você mora contém muitos minerais ou cloro, esse procedimento é ainda mais importante. Comece enxaguando o reservatório de água com água morna e sabão. Depois jogue água limpa (de preferência filtrada) para retirar o sabão. Uma dica interessante é usar vinagre ou suco de limão para realizar a limpeza, já que ambos possuem propriedades anticépticas que podem ajudar.
Mantenha níveis adequados de água
Certifique-se de verificar frequentemente os níveis de água quando a unidade estiver em operação. A água deve estar sempre no nível adequado no tanque. Para descobrir essa informação com precisão no manual do modelo que você possui. NADA
Use tabletes de tratamento de água
Se o fabricante do seu climatizador recomendar tabletes de tratamento de água, use-os regularmente em sua unidade para evitar o acúmulo de minerais, controlar a corrosão e refrescar o ar.
Desligando o sistema quando não está em uso
Para guardar o climatizador, ou parar de usar ele por algumas horas, desligue e desconecte a unidade da energia. Retire também a água do reservatório, ou desligue a torneira de alimentação de água (caso seja um modelo com válvula). Deixe o interior secar completamente antes de guardar.
Limpe o reservatório de água e os filtros conforme explicado acima, enrole o fio em volta dos ganchos (se tiver), embale o climatizador em sua embalagem original e guarde-o em uma área fresca e seca.
Lembre-se sempre de que, mesmo durante o verão, o climatizador ainda precisará de manutenção periódica, e isso geralmente envolverá a garantia de que os painéis de refrigeração estão limpos e funcionando de forma correta.
Verifique frequentemente o nível de água da unidade e verifique também o motor e a bomba em relação a ruídos estranhos. Ruídos inexplicáveis ou vazamento de água exigirão manutenção e, para garantir uma operação segura, certifique-se de que o equipamento esteja em boas condições antes de usá-lo.