Não é incomum que as pessoas tenham questionamentos sobre alguns sistemas. Existem algumas dúvidas sobre o ar condicionado que persistem até na cabeça dos usuários mais acostumados com estes equipamentos.
Com isso em mente criamos um pequeno guia respondendo a todas as dúvidas sobre o ar condicionado que a maioria das pessoas tem.
Quer ver? Continue com a gente e acompanhe nosso artigo.
Principais dúvidas sobre o ar condicionado
Terminologias do ar condicionado
Existem muitos termos diferentes quando o assunto são os condicionadores de ar. Esta é uma das dúvidas sobre ar condicionado que vamos responder hoje. Confira:
- HVAC: HVAC é a sigla para Heating, Ventilation and Air Conditioning, em português isso quer simplesmente dizer Aquecimento, Ventilação e Condicionado de Ar. Ou seja, todos os equipamentos utilizados na climatização são considerados HVAC.
- Evaporadora: A evaporadora é a parte de dentro do ar condicionado, responsável por “soprar” o ar gelado para dentro do ambiente.
- Condensadora: A condensadora é a parte externa do ar condicionado e ela é responsável por expulsar o ar quente para a fora.
- BTUs: Os BTUs já são bem conhecidos por quem está sempre em contato com os condicionadores de ar. A sigla quer dizer British Thermal Unit e determina a potência de um ar condicionado. Quanto maior o BTU, mais potente é o ar condicionado.
Com estas siglas esclarecidas, vamos continuar a falar mais um pouco sobre as principais dúvidas sobre o ar condicionado!
Como o ar condicionado funciona?
Os condicionadores de ar funcionam para resfriar uma casa usando refrigerante que absorve e libera calor. Aqui estão os passos que um condicionar faz para resfriar um ambiente.
- O ar quente de sua é sugado e passa através das serpentinas do evaporador do ar-condicionado. O refrigerante dentro das serpentinas absorve o calor do ar. Refrigerante converte de líquido gelado para vapor quente, gelando o ar no processo.
- O vapor viaja ao compressor localizado na unidade exterior de ar condicionado. O vapor refrigerante é comprimido, aumentando a temperatura e pressão.
- O refrigerante viaja para o condensador onde é condensado em uma forma líquida novamente. Isso faz com que o calor seja liberado através das aletas da unidade externa.
- O refrigerante agora é resfriado em estado líquido. Ele volta para a unidade interna, regulada pelo dispositivo de expansão, para que o processo de resfriamento possa continuar.
Quais são os diferentes tipos de condicionadores de ar?
Quando a maioria das pessoas pensa em condicionadores de ar, sistemas com um condensador externo e uma evaporadora do lado de dentro são os mais comuns. Na realidade, existem muitos tipos diferentes de condicionadores de ar que podem ser usados para resfriar uma casa.
- Os condicionadores de ar centrais utilizam um condensador externo e um dispositivo de ar interno para fornecer ar fresco em ambientes internos.
- As bombas de calor podem funcionar tanto para aquecimento quanto para resfriamento, e são uma opção de uso para o ar-condicionado central.
- Condicionadores de ar mini-split sem dutos utilizam evaporadoras de ar individuais instalados em toda a casa, conectados a uma bomba de calor externa, para fornecer resfriamento zoneado nas áreas específicas onde estão instalados.
- Condicionadores de ar portáteis e de janelas são opções adicionais para refrigeração de espaços – eles não são uma solução de refrigeração para toda a casa.
Atualmente existem diversos modelos no mercado, cada um feito para uma situação e ideal para ser usado em um ambiente.
Ar condicionado é um aparelho barulhento?
O ar condicionado por muito tempo levou a fama de ser um equipamento barulhento e que atrapalha a paz de todo mundo, principalmente durante o sono. Mas isso não é totalmente verdade! Aliás, essa é uma das principais dúvidas sobre o ar condicionado e um grande mito.
Antigamente os condicionadores de ar podiam ser barulhentos, principalmente os modelos de janela. Porém, com o avanço da tecnologia e a modernização da maioria dos equipamentos evita o barulho excessivo e que pode atrapalhar o dia a dia dos moradores.
Se ao comprar um aparelho de ar condicionado, forem respeitadas a carga térmica do ambiente e o tamanho necessário do aparelho, dificilmente o barulho será um problema. Os modelos inverter fazem ainda menos ruídos, sendo perfeitos para quem precisa de um ambiente 100% silencioso.
Qual a melhor temperatura para deixar o ar condicionado?
O ar condicionado é um excelente aparelho para o dia a dia, garantindo bastante conforto térmico para todos no ambiente. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, não é nada bom deixar a temperatura do ambiente de “bater os dentes”.
Existe sim uma temperatura ideal para qual o ar condicionado deve ser regulado, tanto no inverno quanto no verão. Diversos órgãos de saúde afirmam que a temperatura perfeita para o ser humano está entre os 23º e 25º.
Esta é a temperatura ideal de equilíbrio que permite que o seu corpo não tenha que gastar muita energia para realizar a troca térmica. Com esta temperatura você garante noites de sono melhores, melhor saúde e até mesmo mais produtividade no trabalho.
Reparos mais comuns no ar condicionado
Condicionadores de ar são sistemas mecânicos complicados com muitas peças trabalhando em conjunto. A boa manutenção ajuda a evitar problemas de AC, mas um sistema ainda pode ter mau funcionamento ao longo de uma temporada de calor. Abaixo estão alguns problemas comuns do ar condicionado e seus consertos:
Vazamentos de gás refrigerante
As linhas de transporte de refrigerante através do sistema podem vazar, causando perda de refrigerante e menos pressão para completar o processo de resfriamento. Para resolver o problema, o seu técnico de reparo do ar condicionado irá diagnosticar a origem do vazamento e consertá-lo para evitar mais desperdício. O sistema será recarregado para que a quantidade adequada de refrigerante seja adicionada ao sistema.
Problemas de drenagem
O processo de arrefecimento produz condensação que precisa se drenada para fora do sistema. Seu condicionador de ar está equipado com um tubo para eliminar a condensação através de gotejamento de dreno. Se esse componente ficar entupido com algas ou obstruções, ou estiverem danificados, a umidade poderá voltar para dentro o sistema, causando problemas de umidade em sua casa e danos ao seu ar-condicionado.
O técnico limpará o entupimento ou reparará os componentes de forma que a umidade saia adequadamente do sistema de ar condicionado.
Serpentina do condensador congeladas
As serpentinas do condensador do condicionador de ar podem congelar, evitando que o sistema resfrie.
Isso normalmente acontece quando há fluxo de ar pobre através da unidade, causada por obstruções, como filtros sujos ou detritos em torno da unidade externa. Níveis baixos de refrigerante também podem ser a causa. O técnico irá diagnosticar a causa e corrigi-la, além de realizar a remoção do gelo das serpentinas para que o processo de arrefecimento possa fluir sem problemas novamente.
Quantas vezes devo fazer manutenção preventiva no ar condicionado?
Esta é uma das principais dúvidas sobre o ar condicionado. Dependendo do seu sistema, ele deve ser inspecionado de pelo menos uma vez até quatro vezes durante o ano.
Sugerimos agendar uma consulta com uma empresa líder de serviços de HVAC que tenha certificações respeitadas no setor, e bastante experiência no segmento.
Com base na idade, tamanho e uso de seu sistema, um técnico de qualidade pode adaptar um plano de serviços para atender às suas necessidades de orçamento e manter seu sistema funcionando de maneira confiável.
Por que meu ar precisa de mais gás refrigerante a cada ano?
Um sistema de ar condicionado que precisa de recarga de refrigerante regularmente está vazando e precisa de reparos. Esta é uma das dúvidas sobre o ar condicionado que mais preocupam os donos dos equipamentos.
O vazamento de refrigerante não só faz com que sua unidade perca capacidade de refrigeração e gaste mais energia, mas também é muito ruim para o meio ambiente. Lançado na atmosfera, os gases refrigerantes são um dos piores culpados pelo buraco da camada de ozônio e o aquecimento global.
Certifique-se de escolher um provedor de serviços que use a tecnologia mais recente para encontrar vazamentos de refrigerante, já que os métodos antigos consomem muito tempo e custam mais dinheiro.
O meu ar condicionado pode controlar a umidade do ambiente?
Você tem razão para estar preocupados com a umidade em seu prédio.
Níveis muito alto ou muito baixo de umidade são um dos principais causadores da má qualidade do ar de interiores e podem resultar em crescimento de fungos e mofo, propagação de doenças no ar e até avarias de alguns aparelhos elétricos.
Quando devidamente projetado e controlado, o sistema de ar condicionado definitivamente deve manter o ar em seu prédio entre 40% e 60% de umidade relativa.
Se o seu prédio é muito úmido ou muito seco, o seu técnico de HVAC pode verificar se o seu umidóstato está configurado corretamente ou se o seu sistema precisa de manutenção.
Como posso garantir que minha unidade de ar condicionado dure o maior tempo possível?
Esta é uma das excelentes dúvidas sobre o ar condicionado.
A melhor coisa que você pode fazer para prolongar a vida útil do seu sistema é fazer com que ele seja inspecionado regularmente por um profissional. Além disso, aqui estão algumas dicas de coisas fáceis que você pode fazer para evitar reparos caros no seu ar condicionado:
- Não deixe as folhas e detritos acumularem em torno de sua unidade de ar condicionado externa (condensadora). Esta simples ação impede a sujeira de obstruir o seu sistema e mantém o fluxo de ar livre.
- Ao organizar layouts de móveis ou qualquer outra parte da estrutura da casa, certifique-se de que as grades de ar e os dutos não estejam bloqueados.
- Use persianas e cortinas nas janelas viradas a oeste e a sul para evitar o calor durante o verão
- Use termostatos programáveis para reduzir o uso de ar condicionado quando não for necessário.
Como posso reduzir os custos de energia do ar condicionado?
Esta é outra das principais dúvidas sobre o ar condicionado, ninguém quer gastar demais com o sistema, não é mesmo?
Até cerca de 50% do consumo de energia de um edifício é culpa do sistema de HVAC, é inteligente procurar formas de tornar o ar condicionado menos “gastão”. Aqui estão algumas dicas:
- Atualize para uma nova unidade de ar condicionado de alta eficiência. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), cada centavos investido em eficiência energética pode produzir um retorno duplo ou triplo do investimento. A atualização para equipamentos de alta eficiência pode se pagar em um período de tempo surpreendentemente curto.
- Escolha os sistemas rotulados na categoria A da Procel.
- Realize uma auditoria de energia para determinar suas necessidades de uso e, em seguida, instale termostatos programáveis para diminuir o uso quando não for necessário. Para ambientes maiores, instale o Zoneamento e os Sistemas de Automação Predial para ter um controle mais preciso sobre o uso de energia.
- Instale economizadores, que medem o ar externo para determinar quando ele está frio e seco o suficiente para fornecer condições confortáveis no interior. Quando nestas condições, o ar externo é usado em vez de executar o ar condicionado, reduzindo o uso de energia.
- Tenha seu sistema de ar regularmente limpos e regulado. Sistemas sujos com peças desgastadas devem trabalhar mais para produzir os mesmos resultados, usando muito mais energia no processo.
O que é COP e EER
Algumas nomenclaturas geram dúvidas sobre o ar condicionado, entre elas estão a EER e a COP, dois termos relacionados a eficiência do equipamento.
O termo EER é a sinifica “Energy Efficiency Ratio”, que traduzido para o português nada mais é do que o “Índice de Eficiência de Energia”. É a relação entre a capacidade de refrigeração de um ar-condicionado em BTUs (Unidades Térmicas Britânicas) por hora, e a entrada de energia elétrica total em Watts em determinados testes especificados. Quanto mais alto for o EER, mais eficiente é o aparelho de ar condicionado.
Esta é uma sigla muito importante, principalmente para quem vai comprar ar condicionado no exterior por importação.
Já o COP é a sigla de “Coefficient Of Performance” e significa “Coeficiente de Desempenho”. Este é um termo que representa a relação entre a energia térmica fornecida por uma bomba de calor com energia elétrica consumida pelo sistema. Assim como o EER, quanto maior for a classificação COP, mais eficiente é o aparelho.