Que tal economizar com o ar condicionado sem muito esforço?
O ar condicionado é um equipamento importante para o dia-a-dia de muitas residências e ambientes comerciais. Como já sabemos, ele é responsável por garantir uma temperatura confortável, o que está diretamente ligado com o bem-estar geral e até mesmo a produtividade.
Porém, uma preocupação muito comum no uso do ar condicionado é o valor gasto no final do mês. Afinal, a energia elétrica não é nada barata e não podemos desperdiça-la de qualquer maneira. O uso consciente do ar condicionado é a principal maneira de evitar que você tenha uma surpresa desagradável no final do mês.
Maneiras simples de economizar com o ar condicionado
Confira algumas atitudes bem simples e fáceis de serem implementadas que você pode adotar na sua casa, escritório, comércio ou qualquer ambiente climatizado. Com estas medidas fáceis, você pode garantir maior facilidade na hora de economizar com o ar condicionado.
Confira!
1. Feche as cortinas
Uma janela que permite que o sol quente entre, não apenas aquecerá você, mas também vai aquecer o termômetro do ar condicionado ou o termostato. Então, durante a parte mais quente do dia, você deve fechar as cortinas da janela. Isso ajudará a isolar as janelas, evitando que o ar quente entre para dentro do ambiente e consequentemente empurre o ar frio para fora.
Um bom isolamento é a principal maneira de economizar com o ar condicionado. Mesmo que seja isolamento de um cômodo para o outro.
2. Use um ventilador de teto junto com o ar condicionado
Sim, exatamente! A velha dúvida se é melhor o ar condicionado ou o ventilador tem uma resposta bem simples, os dois juntos são a melhor opção!
Um ventilador é uma grande ajuda quando se trata de economizar com o ar condicionado. Você não precisa controlar o termostato para se sentir mais frio, porque um ventilador de teto pode realmente fazer a sensação térmica cair em até 10 graus.
Além disso, consome apenas 10% da energia de um ar condicionado comum.
A ideia é bem simples. O ar condicionado é excelente em esfriar o ar, já o ventilador é perfeito para auxiliar o corpo na função de resfriamento de forma natural (com a evaporação do suor).
Ao unir os dois sistemas você tem um ar mais frio e que circula de forma mais eficiente. É possível se sentir bem frio com o ar em temperaturas mais altas. Esta é uma combinação que com certeza vai tornar o sistema de climatização muito mais eficiente e ajudará a economizar com o ar condicionado!
3. Pare de refrigerar a vizinhança toda
Se a sua casa não é nova, o ar condicionado de dentro pode vazar par a parte externa através de janelas desgastadas e portas mal seladas, rachaduras e outras partes mal isoladas. Isso é bem comum em edifícios também, apesar de não ser tão recorrente, ainda pode representar um grande gasto para uma empresa.
Por isso, é muito importante que você verifique o quanto sua propriedade está mantendo o ar refrigerado dentro dos cômodos e ambientes. Existem empresas de especializadas em ar condicionado que podem fazer este tipo de inspeção. Empresas da caça vazamento também podem fazer a detecção de pontos de perda de ar condicionado. A maioria das empresas de caça vazamento também oferecem soluções para acabar com todos os pontos de falha e isolar o ambiente termicamente.
4. Atualize o termostato
Se você não tiver um termostato inteligente, é hora de fazer um upgrade. O mesmo vale para um sistema mecânico antigo, se você tem um, é hora de optar por opções eletrônicas mais modernas e eficientes.
Os termostatos inteligentes podem regular a temperatura de forma dinâmico. Aumentando quando durante os horários mais frios e diminuindo durante os períodos mais quentes. Um bom exemplo disso é o uso do ar condicionado durante a noite.
No começo da noite o clima é mais quente, porém, no começo da manhã a temperatura cai bastante. Com um ar condicionado com termostato programável é possível aumentar ou diminuir a temperatura de acordo com o horário para evitar gasto desnecessário.
5. Coloque o termostato ou o AC na parede certa
Posicionamento do termostato desempenha um papel enorme em quão bem o sistema de climatização funciona. Colocando-o em uma parede que fica perto de uma janela quente, o AC certamente irá funcionar com muito mais frequência do que o necessário, já que ele interpreta que o ambiente está mais quente do que realmente está.
Além disso, não coloque televisores, lâmpadas e outros aparelhos geradores de calor perto do termostato ou do ar condicionado. Ele detecta o calor, o que fará com que o equipamento funcione por mais tempo do que o necessário.
O ar condicionado deve ficar em paredes que possuem menos contato direto com o sol. Ou seja, evite as paredes no leste e no oeste. Certifique-se de que o termostato inteligente não esteja obstruído por decorações, estantes e portas. Isso garante que seus sensores funcionem corretamente. Além disso, você deve colocá-lo perto do seu Wi-Fi para que ele permaneça sempre conectado à sua conta.
6. Vai sair de casa por alguns minutos? Deixe o ar ligado
O ar condicionado funciona de foram bem simples, assim que ele é ligado o sistema esfria o ambiente até a temperatura desejada e desliga até que a temperatura volte a subir. Como é de se esperar, demora um tempo para que o sistema consiga resfriar um ambiente por completo. Durante este período ele consome bastante energia.
Em países quentes como o Brasil é inviável deixar o ar ligado durante o dia todo (como é comum nos EUA, por exemplo, onde a energia é mais barata). Porém, você não precisa desligar o ar sempre que for sair do ambiente.
Se a ausência será menor do que 30 minutos, então é melhor deixar o ar condicionado ligado. O que ele vai gastar funcionando continuamente é menor do que a quantidade de energia necessária para resfriar um ambiente novamente.
7. Não diminua muito a temperatura
Para economizar com o ar condicionado, você precisa ajustar seu termostato sempre na temperatura mais alta que você puder suportar. Uma pequena mudança na temperatura pode realmente economizar muito dinheiro.
Por exemplo, você pode economizar 10% a cada ano em suas contas de climatização, colocando o termostato em apenas 1 grau a mais durante 8 horas de uso. De acordo com os principais órgãos relacionados ao ar condicionado, você deve deixar a temperatura em cerca de 24º. Garantindo maior economia e uma temperatura mais que confortável.
8. Verifique o filtro de ar pelo menos uma vez por mês
Sempre verifique o filtro de ar a cada mês e substitua-o quando necessário. Se o filtro for permanente, então é necessário lavá-lo uma vez por mês. Durante o verão, poeira e alérgenos circulam no ar.
Uma vez que o filtro esteja entupido, seu sistema de ar condicionado deve trabalhar mais para fornecer uma quantidade similar de ar frio. A substituição de filtros de ar está entre as formas mais eficazes de economizar com o ar condicionado.
9. Tenha em mente o ambiente geral
Evite usar bastante cimento, asfalto ou pedras no lado em que o sol bate por mais tempo em propriedade ao fazer o paisagismo da propriedade. Se este materiais não forem sombreados e ficarem diretamente ao sol, aumentarão a temperatura em torno de sua casa e irradiará calor.
Além disso, mantenha os arbustos e plantas a cerca de 2 a 4 pés de distância da unidade externa para garantir um fluxo de ar adequado.
Não deixe seus sistemas de ar condicionado sumirem com o seu dinheiro suado. Use estas dicas para se certificar de que sua eficiência de ar condicionado é de alto nível neste verão.
10. Atenção aos dutos de ar
Em um sistema de ar condicionado central, muito comum em escritórios e outros ambientes maiores, os dutos são fundamentais. Eles são responsáveis por garantir que o sistema distribua todo o ar refrigerado de uniformemente, qualquer defeito neste sistema pode não só prejudicar a qualidade do ar, mas também prejudicar o consumo de energia.
Para poder economizar com o ar condicionado central é preciso que os dutos estejam em excelentes condições, sem nenhum tipo de dano e principalmente vazamentos. Este tipo de avaria pode causar um gasto enorme, principalmente em prédios e ambientes verticais.
O ideal é que ambientes com ar condicionado central tenham um contrato de manutenção preventiva para os dutos. Assim é possível identificar e corrigir problemas o mais rápido possível e evitar o desperdício de energia.
11. Manutenção preventiva
Uma boa maneira de economizar com o ar condicionado é através da manutenção preventiva. Com ela é possível garantir trocas de equipamentos e manutenção antes de problemas maiores. Além de economizar por não precisar realizar serviços emergenciais de reparo (que são bem mais caros do que a manutenção preventiva), a troca de peças desgastadas melhora a eficiência do equipamento.
A manutenção preventiva garante que o sistema de climatização estará rodando em eficiência máxima o tempo todo, garantindo uma boa economia de energia e a satisfação total com o funcionamento do equipamento.