Se você tem sistemas de ar-condicionado mais antigos, seja em um ambiente residencial ou comercial, é provável que esteja alarmado com a notícia de que o fim do R22 está chegando e não vai ser mais fabricado no mundo todo. Isso não é novidade, já que o phase out começou a décadas atrás, tanto nos EUA quanto na Europa.
Isso significa que você precisa substituir muitos equipamentos caros? Você provavelmente também está se perguntando sobre o cronograma do fim do R22 e com que rapidez você precisa agir para evitar ficar na mão com os sistemas que utilizam esse gás refrigerante.
Neste artigo, discutiremos a linha do tempo para o R22 ser eliminado para ajudar você a entender a urgência da situação. Em seguida, discutiremos as opções de instalações com equipamentos de ar condicionado R22 e algumas dicas para tomar a melhor decisão para sua empresa ou residência.
Fim do R22: Linha do tempo
Você pode não estar ciente de que a decisão da Agência de Proteção Ambienta dos EUA e o Tratado de Montreal para o fim do R22 é que o gás seja eliminado em pouco tempo. Na verdade, ele vai deixar de ser fabricado completamente, em âmbito global, em 2020. Os preços do R22 subiram lentamente no início. Agora que o fim está se aproximando e a disponibilidade está caindo drasticamente, os preços do R22 estão subindo em níveis alarmantes. Quem teve que realizar a recarga de gás refrigerante na primeira metade dessa década já deve ter notado o quanto o preço está cada vez mais alto.
Aqui está o que acontecerá nos próximos dois anos, à medida que o R22 for eliminado:
- O restante da programação de eliminação de R22 nos Estados Unidos é a seguinte (A Europa já acabou com a produção do R22 há alguns anos, afetando bastante o mercado brasileiro, agora o mercado norte-americano vai continuar a drástica mudança):
- 1º de janeiro de 2019: A produção de R22 cai 55% em relação a oferta de R22 em 2018.
- 1º de janeiro de 2020: R22 é totalmente eliminado: nenhum R22 novo ou importado permitido nos EUA.
O que o fim do R22 significa para você?
Cada vez que a oferta é reduzida, os preços do R22 (e os preços de reparação) subirão de forma drástica.
A partir de janeiro de 2020, quando o R22 for completamente eliminado, ele não estará legalmente disponível a qualquer preço de fábrica. Isso quer dizer que a oferta vai ser exclusiva com quem tem estoque e o preço vai ser bem mais alto.
Isso significa que seu equipamento antigo não pode ser consertado e você será forçado a substituí-lo na próxima vez que ele quebrar ou tiver algum vazamento (O que não é tão incomum de acontecer).
Fim do R22: Quais as opções
Para aqueles que têm muitas peças de equipamentos de ar condicionado, o fato de que o R22 está sendo eliminado significa que você precisa dar uma boa olhada no seu equipamento e no seu orçamento. E você tem que decidir seu nível de conforto com risco.
Estas são as opções que você precisará considerar:
Não fazer nada e esperar que o sistema pare de vez
Se uma unidade quebrar depois de janeiro de 2020, você terá que substituir naquele momento. Se isso acontecer antes de 2020, você precisará decidir se deseja substituir naquele momento ou investir no que provavelmente será um preço exorbitante para um reparo.
Uma coisa a ter em mente: quanto mais nos aproximarmos de 2020, haverá muitos proprietários de equipamentos no mesmo barco que você, todos precisando de seus sistemas substituídos.
É preciso considerar a dificuldade de reparar um ar condicionado, principalmente durante o verão. A situação provavelmente será muito pior. Quando seu sistema finalmente quebrar e você precisar de uma substituição de emergência, você poderá ficar sem AC por algum tempo enquanto aguarda a disponibilidade da instalação.
Fazer retrofit do sistema para usar um novo refrigerante
Em alguns casos, você pode investir em um retrofit ou conversão que permita que seu sistema antigo use certos refrigerantes mais novos. Essa opção não será possível para todos os sistemas, portanto, você precisará de uma inspeção para determinar se isso pode funcionar para você.
Faça substituição proativa
O custo inicial pode ser um obstáculo, especialmente se você tiver vários sistemas para substituir antes do fim do R22. No entanto, esta pode ser a opção mais econômica no longo prazo.
Fim do R22: Hora de fazer a decisão
Aqueles encarregados de equipamentos de ar condicionado mais antigos têm uma decisão a tomar antes que o R22 seja eliminado.
Aqui estão algumas recomendações que podem ajudar.
1. Considere o impacto que o ar-condicionado vai causar no ambiente
Como mencionamos anteriormente, quanto mais tempo você esperar para substituir, mais tempo terá que esperar para que a instalação de substituição seja feita. Como seu negócio ou residência serão afetados nesse meio tempo? É um risco que você está disposto a aceitar até que o R22 seja eliminado completamente?
2. Economia de energia
Ao descobrir o custo da substituição, não se esqueça de que a instalação de sistemas mais novos e mais eficientes pode resultar em grandes reduções nos gastos com energia. Essas economias podem aumentar mais rapidamente do que você imagina.
3. Considere a necessidade de longo prazo equipamento
Em algumas situações, pode fazer sentido esperar. Por exemplo, se você estiver fechando um local ou vai mudar para um novo local em breve, o equipamento antigo não será mais seu problema. No entanto, não se esqueça de conferir o equipamento que você receberá em seu novo espaço.
4. Considerar o retrofit como uma solução a curto prazo
Um retrofit pode ser uma solução que pode ajudá-lo a ganhar tempo até que você esteja pronto para investir em uma substituição cara. Como existem limitações técnicas, você precisará de um especialista em HVAC para inspecionar e informar se é possível para o seu equipamento.
5. Plano de substituição para espalhar os gastos
Se você tem muitos equipamentos para substituir, sua empresa de HVAC deve trabalhar com você para priorizar e elaborar um plano para substituir o equipamento ao longo do tempo antes que o R22 seja eliminado. Essa é uma estratégia inteligente para minimizar seu risco e gerenciar o custo de uma maneira que não quebra seu orçamento.
Confira muito mais dicas sobre ar-condicionado e muito mais.