5 sinais de vazamento de gás refrigerante
Confira os principais sinais de vazamento de gás refrigerante.
Mesmo que possamos desfrutar de dias quentes de verão, a maioria de nós não quer que o calor fique muito forte em nosso espaço de vida ou trabalho. É por isso que muitos optam por utilizar um ar-condicionado.
Às vezes é possível notar que o ar-condicionado fica mais fraco e os dias ficam insuportáveis de aguentar. Nesses momentos é preciso prestar atenção no porque o ar-condicionado está com defeito.
Talvez você tenha notado ar quente ou fluxo de ar menor do que o normal saindo dos registros do seu sistema ou você ouviu um som de assobio. Talvez você tenha observado água no chão perto da sua unidade de ar-condicionado ou viu a formação de gelo nas serpentinas do evaporador. Estes são todos os sinais de um vazamento de refrigerante AC.
Aqui está uma coisa importante para saber sobre refrigerante e ar-condicionado: Por mais que não parece a redução de refrigerante não é uma parte normal da operação do sistema. Ou seja, ele nunca “gasta o gás”, isso provavelmente sinaliza um vazamento de gás refrigerante. Um sistema funcionando corretamente circula e mantém a mesma quantidade de refrigerante, não é como o óleo em seu carro que deve ser reabastecido com o tempo.
Vamos dar uma olhada mais de perto nos sintomas de um vazamento de refrigerante de ar-condicionado e as prováveis causas desse vazamento, que podem estar lhe custando em termos de conforto e financeiramente, já que o problema pode aumentar consideravelmente a conta de luz.
5 sinais de vazamento de gás refrigerante
1. Perda de poder de refrigeração
O refrigerante desempenha um papel extremamente importante no processo de resfriamento. É o trabalho do gás absorver o calor da sua casa e liberá-lo para o lado de fora.
Se os níveis de refrigerante estiverem esgotados, levará mais tempo para resfriar sua casa ou empresa, o que geralmente faz com que a pessoa diminua a temperatura no controle, achando que só está mais quente do que o normal.
2. Saídas de ar não assoprando ar frio
Uma maneira de conseguir um diagnóstico rápido para um vazamento de gás refrigerante é verificar o ar proveniente da evaporadora (saída de ar ou unidade interna).
Se o ar não estiver tão frio como deveria estar, isso pode significar um vazamento de gás refrigerante no sistema de climatização.
3. Sons de assobio vindos da unidade interna
Um vazamento de refrigerante é causado por furos ou rachaduras nas tubulações de cobre que circulam o gás dentro do sistema de climatização.
Embora assobios possam ser um sinal de vários outros problemas, vazamentos de refrigerante estão entre as principais causas. Um vazamento maior pode produzir um som borbulhante.
4. Serpentinas congeladas
Quando os níveis de refrigerante que circulam pelas serpentinas do evaporador são insuficientes, ela não absorve adequadamente o calor. Isso resultará na condensação e no congelamento das peças de cobre.
Às vezes, a condensação congelada começará a derreter e pingar no chão. Embora o gelo na serpentina da evaporadora possa não parecer alarmante, pode levar a danos graves no sistema e levar a um reparo caro e trabalhoso, em alguns casos até a troca do sistema todo.
5. Aumento constante nas contas de luz
Se um vazamento de refrigerante estiver impactando negativamente o seu nível de conforto e fazendo com que você diminua a temperatura no controle, consequentemente estará gastando mais energia. Revise sua conta de luz por níveis de uso inconsistentes, especialmente quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Quais são os próximos passos? Apenas fazer uma recarga não é a resposta
Muitas vezes as pessoas pedem para que um profissional apenas recarregue o gás do sistema, muitas vezes isso acontece por falta de conhecimento sobre o ar-condicionado. Afinal, é mais barato que um reparo caro.
Mas esta não é a solução adequada para um vazamento de refrigerante AC e é preciso tomar cuidado com qualquer empresa ou profissional de ar-condicionado que adote essa abordagem. A adição de refrigerante pode custar-lhe dinheiro a longo prazo, porque o refrigerante, que está aumentando de preço constantemente, vazará novamente e precisará ser reabastecido; Além disso, você pode ter um problema que exija um reparo ou substituição de valor alto se o vazamento não for resolvido.
Algumas pessoas podem tentar usar um selante como uma medida paliativa para um pequeno vazamento de gás refrigerante, no entanto, essas correções são apenas paliativas e nunca devem ser consideradas permanentes. Esta solução temporária pode acabar fazendo mais mal do que bem porque os selantes às vezes causam bloqueios, o que pode causar mais danos ao seu sistema.
Corrigir ou não corrigir um vazamento de gás refrigerante: essa é a questão
Você não deve pular para a conclusão de que você tem um problema com vazamento de refrigerante exclusivamente com base na falta de ar frio soprando de suas aberturas ou seu espaço não sendo resfriado de forma tão eficiente quanto costumava ser. Esses sintomas podem ser causados por vários fatores e não apenas por um vazamento de gás refrigerante. O problema pode ser algo tão simples e barato quanto substituir filtros entupidos.
Vazamentos de refrigerante são uma chamada de serviço comum e muitas vezes esses vazamentos são evitáveis com a manutenção preventiva. Planos de manutenção preventiva podem evitar problemas que acabam saindo muito caro.
É aconselhável chamar uma empresa de serviços com experiência no segmento, para garantir que a manutenção preventiva seja realizada com toda a segurança necessária. NADA Se o seu sistema tiver apenas alguns pequenos vazamentos, o reparo da tubulação é um procedimento rápido e não tão caro.
Se houver muitos vazamentos ou vazamentos graves, o seu profissional de ar-condicionado poderá recomendar a substituição de toda a serpentina do refrigerante. Embora isso seja mais caro do que consertar buracos, você terá a satisfação de saber que não há mais vazamentos em um futuro próximo, o seu sistema funcionará em um nível mais alto e você economizará em custos elétricos.
Se você suspeitar que um vazamento de que o gás refrigerante é o culpado pelo mau desempenho do seu ar-condicionado, você pode contratar um profissional para analisar a situação e determinar qual será a opção mais vantajosa para um reparo eficiente.