Dicas para economizar energia em edifícios
Veja importantes dicas para economizar energia em edifícios!
Como dono de uma empresa ou alguém que administra um prédio ou escritório, você sabe muito bem como os custos de consumo de energia reduzem seus lucros. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) estima que há aproximadamente 33% de desperdício de energia em média entre os edifício dos EUA, o mesmo pode ser estimado para o Brasil. Por isso, é importante saber como economizar energia nos edifícios e como reduzir o consumo de energia nos edifícios.
Como reduzir o consumo de energia em edifícios: 11 dicas
- Auditorias energéticas
- Manutenção
- Atualização de isolamento térmico
- Desligar equipamentos eletrônicos
- Usar Sistemas VRF
- Controles SMART
- Reformar sistemas antigos de HVAC
- Substituições de janela
- Iluminação LED
- Utilize aparelhos mais novos
- Equipamento HVAC de tamanho correto
Dicas para economizar energia em edifícios
Você sabia que seu sistema de climatização comercial é responsável por 50% a 60% dos custos de energia em edifícios? É por isso que, quando se analisa como reduzir o consumo de energia nos edifícios, muitas das estratégias mais eficazes envolvem tornar o seu sistema de climatização comercial mais eficiente. Então, vamos dar uma olhada mais profunda nos diferentes métodos de como economizar energia nos ambientes comerciais.
Faça uma auditoria de energia
Talvez o primeiro passo para descobrir como reduzir o consumo de energia nos edifícios seja concluir uma auditoria energética. Esta é uma atividade recomendável tanto para sua empresa quanto para sua casa. Você pode concluir a auditoria sozinho ou contratar um consultor para auditar seu uso de energia.
Um bom lugar para começar ao tentar controlar seu uso de energia é revisar suas contas. Além disso, examine seus registros de serviço, reparo e manutenção. Você deve realizar uma inspeção completa do seu ar-condicionado e luminárias para determinar a condição geral e a eficiência. Você pode descobrir que pode reduzir o consumo de energia cuidando de problemas que não custam nada ou quase nada para resolver, como móveis que bloqueiam as aberturas de um ar-condicionado, por exemplo.
Manutenção de HVAC: uma maneira fácil de economizar energia em edifícios
Por que a manutenção regular de HVAC é tão importante quando se considera métodos de reduzir o uso de energia nos edifícios?
Visitas regulares de um profissional de HVAC tornam seu sistema mais eficiente e ajudam a evitar reparos caros. Filtros entupidos, dutos e serpentinas sujos, entulhos e poeira e aberturas desgastadas farão com que o seu sistema trabalhe mais e por mais tempo para atingir as temperaturas definidas.
Se você tiver um contrato de manutenção preventiva, um técnico de climatização comercial inspecionará e limpará completamente as diferentes partes do sistema para garantir a eficiência do sistema.
O isolamento pode economizar energia
Adicionar isolamento é outra maneira fácil de economizar energia. É razoavelmente barato. De acordo com diversos órgãos de energia do mundo inteiro, você pode economizar 10% da sua conta de luz instalando o isolamento adequado e vedando seu prédio. Não olhe apenas para os lugares óbvios: janelas e paredes. É importante não negligenciar tubulações, dutos HVAC e tomadas elétricas.
Ensine os funcionários a desligar os equipamentos eletrônicos
Pode ser algo considerado chato de ter que ficar lembrando, mas é necessário. Os locais de trabalho representam 50% do uso de energia total dos municípios. Portanto, é sensato ensinar aos funcionários a importância de desligar as luzes e o equipamento que não estão em uso. Treine os funcionários para economizar energia nos edifícios, sempre informando a necessidade de desligar equipamentos que não estão em uso ou lampadas onde não há ninguém.
Escolha novos sistemas HVAC
Ao tentar descobrir como economizar energia em edifícios, considere um novo tipo de ar-condicionado: um sistema VRF.
Um sistema VRF é capaz de fornecer calor e resfriamento. Ele pode fazer os dois simultaneamente em diferentes locais no mesmo edifício. O sistema tem pequenos manipuladores de ar que você pode controlar individualmente. Os controlos individuais permitem-lhe poupar dinheiro, porque o calor e o ar condicionado podem ser desligados ou desligados em salas desocupadas, enquanto as salas em uso ainda podem ser fornecidas com calor e ar.
NADA Escolha a tecnologia SMART
Os controles e termostatos programáveis devem fazer parte de sua estratégia para reduzir o consumo de energia. Não faz sentido reduzir ou desligar a iluminação, o calor e o ar condicionado quando o edifício não está em uso? Os controles inteligentes eliminam o fator de esquecimento humano de não ativar ou desativar as configurações de iluminação e HVAC.
Mude o seu antigo sistema HVAC
Um retrofit pode dar um certo fôlego antes que você tenha que substituir seu sistema completamente. Os retrofits, que podem incluir a substituição do compressor do sistema, a adição de controles do ventilador do condensador, a adição de ventilação controlada por demanda e a adição de economizadores do lado do ar, podem aumentar seu conforto e reduzir sua conta de energia. Acredita-se que que um retrofit pode significar uma economia de energia de até 35%. Isso torna uma adaptação uma opção atraente quando você está pensando em como economizar energia com sistemas de climatização comercial.
Embora um retrofit possa não ser um bom ajuste em todas as situações, um sistema grande e bem mantido, mas que exija muita energia, pode ser um bom candidato para este tipo de adaptação.
Não jogue dinheiro pela janela
O ambiente de trabalho pode ter janelas antigas que não sejam herméticas (devidamente isoladas). Embora as novas janelas sejam um grande investimento, elass podem produzir uma enorme economia de energia. Além disso, olhe para o seu teto ao avaliar como economizar energia nos edifícios. Seu telhado velho também pode desperdiçar energia ao vazar ar condicionado por causa do isolamento precário.
Luzes LED podem resultar em economias simples
Muitas vezes as empresas consomem muita energia através da iluminação. De acordo com a EPA, as lâmpadas Energy Star usam 75% menos energia do que as lâmpadas incandescentes. Eles também duram até 10 vezes mais.
Obtenha aparelhos energeticamente eficientes
Seu velho refrigerador de escritório, refrigerador de água e máquinas de venda automática usam muita energia. A substituição de modelos mais antigos por novos mais eficientes em termos de energia ajudará a reduzir o consumo de energia nos edifícios.
Obtenha o sistema HVAC de tamanho certo para reduzir o consumo de energia em edifícios
Você está escolhendo um novo sistema HVAC ou substituindo o ar condicionado antigo? Não fique tentado a obter um sistema excessivamente robusto, porque nem sempre é melhor. A primeira coisa que você quer fazer é garantir que o cálculo da carga seja preciso. Um sistema de tamanho adequado é projetado para o seu prédio. Um sistema superdimensionado pode resultar em maiores custos iniciais, de manutenção e de energia.