Como diminuir o esforço do ar condicionado – Principais dicas
O ar condicionado é uma peça importante para o uso do dia a dia, seja em ambientes residências e comerciais. Mas nós sabemos o quanto a conta de energia pode ser bastante alta no final do mês. Não é à toa que os proprietários dos sistemas HVAC estão sempre tentando diminuir o esforço do ar condicionado.
Durante certas épocas do ano, o seu sistema HVAC precisa fazer hora extra para manter você e sua família em uma temperatura agradável. Mas não se preocupe, se você tiver o equipamento adequado, seu sistema deve ser capaz de lidar com o calor.
Nunca é uma má ideia, no entanto, fazer o possível p diminuir o esforço do ar condicionado., o que ajudará a manter sua longevidade e eficiência. Abaixo, oferecemos algumas dicas para manter seu sistema funcionando de forma eficaz e eficiente na manutenção de temperaturas frias dentro de sua casa ou escritório.
Dicas do dia a dia para diminuir o esforço do ar condicionado
Se você está preocupado com o gasto do equipamento de ar no dia a dia é quer diminuir o esforço do ar condicionado, aqui vão passos simples e que podem ajudar com esta missão.
A maioria das dicas são simples e podem ser feitas apenas mudando pequenos hábitos.
Ajuste o termostato caso você vá sair do ambiente
A maioria das pessoas não ficam dentro de casa o tempo inteiro. Nem mesmo nos mesmos ambientes dentro de uma residência. Não há necessidade de manter o seu AC ligado quando você está fora. Isso nós já sabemos.
Mas é interessante saber que caso você vá sair por um período curto, o melhor é deixá-lo ligado e ajustá-lo para uma configuração mais alta. Esta é uma dica bem útil para quem vai sair do ambiente por menos de uma hora.
Se você tiver horários regulares em que fica fora de casa, como ir para o trabalho ou faculdade, é interessante considerar o uso de um termostato programável. Assim, você pode programar o horário que o aparelho vai ligar (15 ou 20 minutos antes de você chegar) para ter um ambiente resfriado assim que botar os pés em casa.
Se preocupe sempre com os filtros de ar
Filtros de ar entupidos ou sujos podem aumentar a quantidade de energia que seu ar condicionado usa para resfriar sua casa. Verificar e substituir esses filtros regularmente pode aumentar muito a vida útil do seu sistema, além de reduzir o esforço geral para a sua unidade.
Use o ar condicionado junto de um ventilador de teto
Existem algumas dúvidas em relação ao uso do ar condicionado vs. o uso do ventilador. Porém, o que pouca gente sabe é que uma das melhores dicas para fazer o ar condicionado durar mais, é usar as duas ferramentas juntas!
O ventilador é um aparelho de baixo consumo de energia, mas que é bem eficiente em ajudar nosso corpo a fazer a troca de calor. Porém, como sabemos, ele não resfria o ar. Já o ar condicionado é excelente para resfriar o ar, mas opera com muito mais energia e consequentemente gasta mais dinheiro.
Ligue o ar condicionado para que ele esfrie o ambiente, logo depois use o ventilador para circular o ar.
Assim, o efeito de ambos é potencializado, fazendo o ventilador muito mais eficiente e o ar condicionado menos “gastador”. O sistema de climatização também poupará suas peças e vai aumentar o seu tempo de vida útil, já que ele vai se esforçar bem menos durante o dia a dia.
Usar o ar condicionado junto do ventilador é uma das principais dicas para fazer o ar condicionado durar mais e gastar menos.
Reduza os emissores de calor da sua residência
Há muitas pequenas mudanças que você pode fazer dentro de sua casa ara reduzir a carga de calor com a qual o ar condicionado precisa lidar. Feche as persianas e as cortinas durante a parte mais quente do dia, mantenha portas e janelas fechadas enquanto o seu AC estiver funcionando e faça atividades que geram calor, como cozinhar, tomar banho ou lavar a louça durante os horários mais frescos do dia.
Melhore o isolamento da sua residência
Para reduzir o esforço que o seu sistema de ar condicionado está fazendo, você pode considerar dar um upgrade no isolamento térmico do ambiente. Isolamento em paredes e tetos, bem como vedações em torno de janelas e portas externas permitem que a temperatura dentro de sua casa permaneça constante – seja na estação quente ou fria.
A verificação e substituição de janelas ineficientes ou do revestimento da sua casa permitirá que o ar condicionado permaneça no interior, em vez de vazar para o ambiente externo
Sempre conte com a ajuda de profissionais
Uma das dicas para ar condicionado mais importantes para reduzir os problemas no seu sistema de AC é ter um profissional de AVAC realizando manutenções preventivas regularmente.
Testar os componentes para uma operação adequada, verificar o gás refrigerante, inspecionar os dutos e certificar-se de que as serpentinas do condensador estão limpas são essenciais para a saúde do seu sistema. Permanecer à frente de possíveis problemas pode diminuir bastante o trabalho ao qual o sistema está submetido e estender seu tempo de vida e eficácia de resfriamento.
Aumentar a Ventilação e Diminuir a Umidade
Abra suas janelas de manhã cedo para aumentar a ventilação e diminuir a umidade, permitindo a entrada de ar fresco e novo.
Conforme o tempo passa e você sente a umidade começando a subir, ligue exaustores ou ventiladores de teto, deixando as janelas abertas. É importante estar sempre de olho no nível de umidade de um ambiente, quando muito alta, ela pode ser prejudicial.
Isso reduzirá os níveis de umidade que, por sua vez, ajudará o ar condicionado a resfriar um ambiente de forma muito mais rápida.
Use cortinas repelentes de calor
Existem certos tipos de cortinas que reduzem a quantidade de calor que entra na casa em 30%-40%.
Elas são geralmente brancas ou de cor clara e têm um suporte de plástico branco que reflete tanto a luz como o calor.
Para o efeito máximo, você deve pendurar as cortinas repelentes de calor o mais próximo possível da janela e permitir que elas se sobreponham, de modo que não haja muitas lacunas para a passagem do calor.
Cultive Plantas Internas e externas
Embora esta dica seja bastante óbvia, muitos proprietários ignoram este importante fator. Plantar árvores, arbustos ou plantas em torno de sua casa, particularmente mais perto das janelas, pode ajudar a reduzir a umidade e manter sua casa fresca.
As árvores podem ser duplamente benéficas, fornecendo também sombra contra o calor e a luz solar que pode entrar dentro de casa. Da mesma forma, (muitos) vasos de plantas dentro de sua casa podem reduzir a temperatura ao mesmo tempo embelezando o lugar!
Substituir lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED / fluorescente
Se você quiser economizar energia e manter o ar interno o mais fresco possível, elimine imediatamente as lâmpadas incandescentes! Elas são grandes vilões na hora de tentar diminuir o esforço do ar condicionado.
Como uma alternativa de economia de energia, mude suas lâmpadas tradicionais para as LEDs ou lâmpadas fluorescentes que custam um pouco mais, mas economizam dinheiro em contas de energia.
Ao longo prazo, elas são excelentes maneiras de economizar dinheiro. Ao diminuir a quantidade de calor causada pela iluminação interna quando o sol se põe, você não precisará usar ou forçar o ar condicionado tanto quanto antes.
Use termostatos programáveis para o ar condicionado
Para as primeiras horas da manhã, a temperatura tende a cair, o que pode dar ao seu ar condicionado uma pausa por algumas horas.
Defina o temporizador do ar para desligar enquanto mantém seu ventilador de teto funcionando (eles não usam muita energia) para que o ar frio circule por algum tempo.
Se você acordar para ir ao banheiro depois que o ar condicionado tiver sido desligado, considere a possibilidade de abrir as janelas para uma brisa fresca e para aumentar a ventilação.
Estão são as principais mudanças básicas que você pode fazer para diminuir o esforço do ar condicionado.
Manutenções necessárias para diminuir o esforço do ar condicionado
Além das dicas do dia a dia para diminuir o esforço do ar condicionado, é preciso se preocupar com algumas manutenções básicas que devem ser feitas com uma certa periodicidade. Confira alguma das principais.
Troque ou lave o filtro de ar de acordo com as especificações do fabricante
Demos esta dica para diminuir o esforço do ar condicionado na lista acima. Porém, é preciso entrar em mais alguns detalhes. Todo aparelho de ar deve contar com especificações relacionadas ao tempo de lavagem dos filtros de ar, ou tempo de troca no caso dos filtros descartáveis.
Quando entupidos, os filtros fazem o ar condicionado trabalhar com muito mais esforço, prejudicando as principais peças, além de danificar a serpentina. Sem contar que, o filtro de ar sujo representa um grave risco de saúde em um ambiente fechado.
O tempo máximo recomendado para a limpeza dos filtros é de 1 mês. Casas com muitos animais de estimação precisam dobrar a atenção com este importante item.
Evite que a condensadora do ar fique sufocada
A condensadora é unidade externa do ar condicionado. Ela é responsável por jogar o ar quente para fora. Se ela estiver sufocada, com galhos, arbustos ou muros próximos, o ar não vai ser liberado de forma correta para o ambiente. Isso não só aumenta bastante o consumo de energia, como também pode danificar diversas peças do aparelho.
Durante a instalação é necessário certificar de que a unidade externa fique bem longe de qualquer obstrução. Durante o uso, é preciso estar sempre eliminando arvores e arbustos que possam vir a tampar a condensadora.
Faça inspeções constantes nas tubulações de gás refrigerante
Os tubos do gás refrigerante são feitos de cobre, com o tempo de uso eles podem se desgastar, causando vazamentos. O vazamento de gás refrigerante é prejudicial para o meio ambiente. Porém, ele também faz bastante mal para o bolso, pois o vazamento faz o ar trabalhar muito mais do que deveria.
Os vazamentos de gás refrigerante devem ser consertados o mais rápido possível. Faça inspeções constantes para determinar se há algum defeito nos tubos de cobre.
O teste que deve ser feito é o teste de estanqueidade. Porém, é possível ouvir se há um vazamento sem o uso de ferramentas.
Com o ar condicionado desligado, encoste o ouvido na evaporadora. Se for possível ouvir um barulho de chiado ou borbulhas, é bem provável que haja um vazamento nos cabos de cobre.
Não deixe o ar condicionado desligado por muito tempo
Durante o inverno é normal deixarmos de ligar o ar condicionado por longos períodos. Mas esta não é uma atitude recomendada. O ideal é ligar o ar condicionado pelo menos 5 minutos todos os dias.
Assim como outros equipamentos complexos (como os motores de automóveis), ao ficar parado muito tempo o ar condicionado pode apresentar diversos problemas.
Cuidados com o tubo de drenagem
O tubo de drenagem com defeito também dificulta a diminuir o esforço do ar condicionado.
Um tubo de drenagem de condensação entupido é a causa mais comum de vazamento de água do ar condicionado para dentro de casa.
Se o tubo de drenagem ficar entupido com poeira, sujeira, lama, mofo ou qualquer outro objeto, a água voltará para sua casa. Nesse caso, você precisará desentupi-lo. Existem vários métodos de desentupimento. Um jeito rápido e fácil é com o uso de um aspirador com capacidade de absorver água. Basta usá-lo no tubo de drenagem para retirar a obstrução.
Mas a maneira infalível é contratar um profissional para usar um aspirador especial para sugar o tubo e retirar os objetos causando o entupimento.
Com estas dicas para diminuir o esforço do ar condicionado, você terá um equipamento com uma vida útil bem maior e muito mais economia.
Espero que tenham gostado do texto e qualquer dúvida é só deixar nos comentários! Até mais leitores e muito obrigado.