Os erros mais comuns no uso do Ar condicionado

Você sabe quais são os erros mais comuns no uso do ar condicionado?

Os condicionadores de ar são importantes ferramentas do dia a dia. Eles ajam as pessoas a manterem uma temperatura controlada e saudável, o que é muito importante para a saúde. Em ambientes comerciais e de trabalho, a climatização pode ajudar bastante com a produtividade.

Infelizmente, os aparelhos condicionadores de ar não trabalham completamente sozinhos e podem simplesmente serem ligados e desligados. Um dos erros mais comuns no uso do ar condicionado é justamente não buscar informações sobre o uso correto destes aparelhos.

Que tal aprender um pouco sobre os erros mais comuns no uso do ar condicionado no dia a dia de residências, empresas e comércios? Então continue com a gente!

Os erros mais comuns no uso do Ar condicionado

erros mais comuns no uso do Ar condicionado
A falta de limpeza do filtro é um dos erros mais comuns no uso do Ar condicionado

Embora sua função seja bastante simples, os condicionadores de ar são máquinas bastante complexas que dependem de vários componentes para funcionar corretamente.

Como tal, mesmo um pequeno erro pode ter ramificações enormes para toda a unidade de AC, prejudicando o funcionamento como um todo e atrapalhando consideravelmente a climatização do ambiente. Aqui estão os erros comuns no uso do Ar Condicionado

Sistemas de Tamanho Impróprio

Quando se trata de condicionadores de ar, maior não é necessariamente melhor. Na verdade, um condicionador de ar superdimensionado irá ligar e desligar constantemente, levando a um uso ineficiente de energia e mudanças de temperatura desconfortáveis.

Claro, um condicionador de ar pequeno demais é igualmente problemático; sem capacidade de refrigeração suficiente, sua unidade se desgastará rapidamente e deixará de manter sua casa o mais confortável possível. Sem contar no aumento do gasto com energia elétrica.

Independente do caso, com certeza você vai gastar bastante com estes errinhos e logo vai precisar trocar o ar condicionado por um modelo novo.

Ao comprar um ar condicionado novo, ou pela primeira vez, certifique-se de o instalador faça um cálculo de carga completo para determinar exatamente quanto de capacidade de resfriamento sua residência precisa. Este é um dos erros comuns no uso do ar condicionado que pode ser evitado facilmente.

Ao levar em conta a metragem quadrada, a organização do ambiente, o isolamento e os aparelhos elétricos ligados durante o dia, o profissional de HVAC pode encontrar a carga de resfriamento da sua casa e recomendar um ar-condicionado com tamanho perfeito para atender a essa necessidade de climatização

Posicionamento incorreto do ar condicionado

A localização do seu ar condicionado tem um grande impacto na sua eficiência energética. Sendo um dos erros mais comuns no uso do Ar condicionado, este é um grande “gastador”.

Embora possa parecer conveniente colocar seu volumoso sistema de climatização em um canto não utilizado no lado oeste do ambiente, esse posicionamento forçará a máquina a trabalhar mais para resfriar a residência ou ambiente comercial. Em vez disso, encontre um local com sombra para colocar o ar condicionado, quanto menos luz solar tiver, menos energia precisará para realizar a climatização.

Lembre-se de que os condicionadores de ar no modelo de janela também devem ser levemente inclinados para trás para permitir uma drenagem adequada.

Além de estar posicionado à sombra, o ar-condicionado não deve ser bloqueado por arbustos ou outros objetos. Por mais visualmente desagradável que seja, deixar a unidade externa livre para respirar melhorará a ventilação e a ajudará a funcionar com mais eficiência. Finalmente, verifique se o termostato está posicionado longe de lâmpadas e outros aparelhos que geram calor. Se o termostato ficar muito quente, pode controlar incorretamente o ar condicionado.

Deixar o ar condicionado funcionando 24 horas por dia

Pode parecer fácil simplesmente deixar o seu ar-condicionado funcionando a pleno vapor durante todo o dia, mas isso desperdiçará uma boa quantidade de eletricidade.

Se a casa ficar vazia a maior parte do dia, desligue o ar condicionado e religue quando voltar. Deixe-o ligado apenas se você for sair por menos de 20 ou 30 minutos. A maioria dos aparelhos de ar-condicionado precisa de apenas alguns minutos para resfriar sua casa, ou seja, ligá-lo apenas quando chega em casa não é algo tão sacrificante.

Da mesma forma, pode ser uma boa ideia desligar o seu ar condicionado durante noites mais frias. Seu corpo pode tolerar temperaturas mais altas quando dorme do que quando acordado.

Além disso, deixar sua unidade de ar inativa à medida que as temperaturas caem ajuda a evitar o congelamento pela manhã. Considere investir em um termostato programável para facilitar a manipulação da temperatura e ter mais precisão no controle da climatização.

Não ligar o ar condicionado com frequência

Desligar o seu ar condicionado durante os períodos em que não é necessário é uma boa ideia, mas essa ideia não pode ser levada longe demais.

Se a sua casa estiver vazia por um longo período de tempo, ou você vai deixá-lo desligado durante todo o inverno, não espere que ele vá funcionar de forma correta logo em seguida.

Enquanto sua unidade fica inativa, o mofo pode se infiltrar e a condição geral do equipamento pode se deteriorar. Em vez disso, tente usar o ar condicionado por pelo menos alguns minutos todos os dias para proteger a qualidade do ar interno.

Se você planeja ficar longe de casa, a aquisição de um termostato WiFi pode ser uma boa ideia. Esses dispositivos de controle de última geração permitem que o proprietário ligue e desligue remotamente o ar condicionado, dando a você o controle, não importa onde você esteja.

Como bônus, eles permitem que a pessoa possa ligar o ar condicionado enquanto estiver a caminho de casa para desfrutar de ar fresco e confortável assim que chegar

Configurações incorretas do termostato

Se você chegar em casa e quiser que o ar fique mais frio imediatamente, regule o termostato na temperatura mais baixa possível e espere que sua unidade de ar condicionado esfrie tudo mais rápido. Na verdade, este é um dos erros mais comuns no uso do Ar Condicionado.

Por exemplo, se você estiver confortável em 23 graus, não ajuste o termostato para 17º em um esforço para atingir 23º mais rapidamente. Na realidade, o seu ar condicionado passará da temperatura desejada, desperdiçando energia no processo, e você se sentirá ainda mais desconfortável à medida que a temperatura muda rapidamente.

Como regra geral, você deve ajustar o termostato para a temperatura que você quer. Nada de colocar em 15º para gelar rápido e depois subir para 20º.

O ar condicionado não “esfria mais” em configurações mais baixas, ele apenas trabalha por mais tempo. Lembre-se, cada grau faz uma diferença de cerca de 7% no consumo de energia da sua unidade de climatização, por isso mesmo um pequeno ajuste pode fazer uma grande diferença em suas contas mensais.

Não usar ventiladores junto com o ar condicionado

Muitas pessoas pensam no ar condicionado como um substituto para um tradicional ventilador de teto; Na verdade, esses dois sistemas de climatização são projetados para funcionar em conjunto.

Um ventilador de teto ajuda seu condicionador de ar a funcionar com mais eficiência, movendo o ar ao redor da sala, o que não só economiza dinheiro na conta de luz no final do mês, mas também reduz o desgaste na própria unidade de ar condicionado.

Além disso, um bom ventilador de teto cria um efeito de “vento frio” artificial que ajuda você a se sentir confortável em temperaturas ligeiramente mais altas.

Entre os erros mais comuns no uso do Ar condicionado este é o mais surpreendente. Ninguém imagina que o ar condicionado e o ventilador fariam uma dupla tão boa, não é mesmo?

Para aproveitar ao máximo seu sistema HVAC, procure por um ventilador de teto com classificação A da Procel e certifique-se de colocá-lo na configuração de fluxo para baixo (ventilar) durante o processo de climatização do ar condicionado. Caso o ar condicionado tenha configuração de aquecedor, é possível deixar o ventilador girando no sentido de exaustão para facilitar no processo.

Não mudar ou limpar o filtro de ar corretamente

O filtro de ar é um componente essencial de cada ar condicionado que remove poeira e detritos do ar antes que ele seja insuflado para dentro do ambiente. Inevitavelmente, os filtros de ar ficam entupidos com sujeira quando o ar condicionado funciona.

A maioria dos filtros de ar precisa ser limpa ou substituída mensalmente, embora alguns filtros de alta eficiência possam durar um pouco mais entre as limpezas. Filtros de ar sujos podem reduzir a eficiência do sistema e levar a problemas como congelamento.

Se o seu ar condicionado tiver um filtro reutilizável, lave-o em água fria e deixe-o secar completamente antes de colocá-lo de volta na unidade. Tentar esfregar o filtro de ar pode danificar sua delicada superfície de retenção de poeira. Portanto, tome bastante cuidado.

Se você precisar substituir o filtro de ar, entre em contato com um revendedor autorizado da fabricante para encontrar os substitutos que se ajustem exatamente à sua unidade.

Modelos genéricos encontrados em algumas lojas podem ser mais baratos individualmente, mas podem levar a problemas de eficiência e precisam ser substituídos com mais frequência.

Deixar o ar externo entrar

Enquanto seu ar condicionado está funcionando, deixar as portas e janelas abertas é uma ótima maneira de reduzir a eficiência operacional e prejudicar a capacidade do sistema HVAC de levar sua casa a uma temperatura confortável.

Não importa se você está deixando o ar quente entrar em sua casa durante o dia ou trazendo ar fresco à noite, seu ar-condicionado precisa trabalhar ainda mais para tirar a umidade do ar e resfriá-lo.

Quando o ar condicionado estiver ligado, mantenha todas as janelas e portas fechadas.

Um erro intimamente relacionado é o uso de exaustores na cozinha ou no banheiro. Esses ventiladores podem empurrar o ar condicionado resfriado para fora do ambiente, o que consequentemente aumenta a pressão sobre o ar condicionado. Durante as estações em que se usa mais o ar condicionado, use esses exaustores o mais moderadamente possível.

Não realizar a Manutenção de Rotina

Os condicionadores de ar podem funcionar por conta própria por períodos prolongados, mas precisam de manutenção ocasional para operar com eficiência máxima ano após ano.

Pelo menos uma vez por ano, antes de começar o verão, peça a um técnico de manutenção que verifique sua unidade em busca de problemas emergentes que possam exigir um reparo caro em um futuro próximo. O profissional de climatização também fará alguns pequenos ajustes de calibragem para melhorar a eficiência energética da sua unidade.

Entre as verificações de manutenção profissional, você também pode ajudar a preservar seu ar condicionado, proporcionando uma boa manutenção em casa.

Mudar o filtro de ar regularmente é um passo importante, é claro. Mas você também deve verificar o isolamento do ambiente da janela, desentupir o tubo de drenagem de condensação de forma constante e verificar o medidor de refrigerante para identificar quaisquer problemas emergentes.

A melhor maneira de testar se há algum vazamento de gás refrigerante é através do barulho.

  • Desligue o ar condicionado e espera a condensadora desligar de vez;
  • Encoste o ouvido no ar condicionado e tente ouvir barulhos diferentes;
  • Caso você perceba que há um barulho de chiado ou borbulha, provavelmente há uma vazamento e gás refrigerante que precisa ser consertado.

Um pouco de prevenção agora vai poupar muito em reparos mais tarde. Sem contar que, evitar os erros mais comuns no uso do ar condicionado é importante para garantir a saúde das pessoas e também a qualidade do ar interior.

Estes são os principais erros mais comuns no uso do Ar condicionado! Conhece mais algum e quer ajudar a encorpar este artigo? Deixe para a gente nos comentários!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.