Limpeza dos dutos de ar – A importância e como fazer
A limpeza dos dutos de ar condicionado é fundamental para manter o sistema funcionando de forma adequada.
Um ambiente com um sistema de climatização central não está resfriando como deveria? Além disso é possível notar que o ar está estagnado, com cheiro de mofo ou até mesmo com mal cheiro e é possível ouvir barulhos de batida e assobio vindo do sistema de climatização?
Se você encontrou qualquer um estes problemas no seu sistema de climatização, é possível que os dutos podem estar causando todos estes inconvenientes e prejudicando a sua saúde e a eficiência do ar condicionado. Confira alguns dos problemas relacionados a limpeza dos dutos de ar condicionado e outros tipos de avarias ao sistema.
6 problemas relacionados aos dutos de ar condicionado
1. Fluxo de ar ruim
Quando os dutos estão sujos ou entupidos o sistema de climatização não consegue compensar o baixo fluxo de ar e consequentemente acaba não climatizando como deveria. Além dos dutos com muita sujeira, entre os problemas estão os vazamentos. Através dos vazamentos uma parte do ar condicionado vaza e não vai chegar onde deveria. Este é um problema grave, pois você está literalmente desperdiçando dinheiro por estes vazamentos.
Para identificar problemas com o fluxo de ar é preciso examinar os registros (saídas de ar dos dutos) e reparar na força do fluxo de ar. Quando entupido ou vazando, o ar sai bem fraquinho dos registros, bem difícil de ser notado. Ao notar que o ar não está circulando de forma correta, é hora de considerar uma limpeza dos dutos e uma verificação técnica por vazamentos de ar.
2. Pontos quentes e frios
Os pontos quentes e frios, ou bolhas de temperatura, são quando você pode notar que o ambiente está com uma temperatura flutuante em locais diferentes. Este é um problema muito mais comum em sistemas centrais. É como se o ar estivesse esfriando apenas alguns pontos específicos.
Em empresas e escritórios, este problema é bem visível ao sair de uma sala e ir para outra. As bolhas de temperaturas são na grande maioria das veze causadas por vazamentos nos dutos. Não é regra, mas geralmente os ambientes mais frios possuem um vazamento de ar. Dutos com vazamento são uma causa rotineira de problemas no ar condicionado.
E como já dissemos, é um problema diretamente ligado com a economia do sistema e que deve ser corrigido o quanto antes.
3. Mau cheiro
A unidade de ar condicionado está com mau-cheiro? Bem, os cheiros indesejados podem não vir diretamente dos equipamentos da unidade central de ar. Em vez disso, o duto pode ser a fonte dos odores indesejáveis.
Quando não é realizada a limpeza do dutos, a umidade pode acabar ficando dentro deles. Ela pode impregnar nas partículas de sujeira e ir acumulando como o tempo. Eventualmente, se o problema não for corrigido, começa a surgir partes com mofo, bolor e outros microorganismos nada agradáveis. Excrementos de roedores e insetos também podem estar dentro dos dutos. E por mais que a ideia pareça absurda e difícil de acontecer, estes excrementos são bem comuns dentro dos dutos. Infelizmente, todas as partículas e sujeiras causam um cheiro bem desagradável. Este cheiro pode ser piorado quando o ar condicionado está funcionando.
4. Problemas de qualidade do ar
Não são apenas os odores que são o problema; alérgenos e ar contaminado podem estar sujando seu espaço respiratório e derrubando a qualidade do ar interior.
Poluição e outras formas de contaminação ao ar livre, poeira, pelos de animais, pólen e COVs perigosos (compostos orgânicos voláteis) de coisas como produtos de limpeza, pesticidas, tinta, verniz e tinta de impressora estão possivelmente circulando através dos dutos e sendo respirados por todos no ambiente.
Assim como os odores, estes alérgenos nocivos podem ser eliminados com a limpeza dos dutos.
5. Filtros entupidos
Filtros entupidos são o principal motivo para uma série de problemas de HVAC, incluindo problemas de temperatura e qualidade do ar.
Se os filtros estiverem ficando entupidos com frequência anormal, isso pode sinalizar problemas no duto do sistema central de ar condicionado.
Dutos carregados com detritos e outras partículas podem entupir seus filtros a uma taxa alarmante. Novamente, a limpeza dos dutos corta este mal de vez e evita que você tenha tantos problemas com os filtros.
6. Barulhos no sistema de climatização
Queixas de ruído estão entre os problemas mais comuns em relação ao ar condicionado, central ou não.
Não é incomum que os dutos desenvolvam rachaduras e vazamentos ao longo dos anos. O ar pode escapar através dessas aberturas e produzir um som de assobio.
Dutos de chapa metálica retangulares podem emitir um som de estalo quando problemas com relacionados a pressão do ar começam a aparecer.
Soluções para problemas de HVAC relacionados ao duto
Problemas de ar condicionado causados pelos dutos não são motivo para pânico. Muitas vezes, é apenas uma questão de chamar uma empresa de serviços de HAVAC para realizar a limpeza dos dutos e realizar a desobstrução e manutenção do sistema.
Além da limpeza, existem algumas outras soluções que você pode considerar:
Realize uma inspeção profissional nos dutos Se os dutos de ar foram negligenciados por muito tempo, eles podem estar entupidos com poeira, pelos de animais, pólen, excrementos roedores e insetos e outros contaminantes. Convide um limpador de dutos profissional para inspecionar o sistema de duto.
Realize o reparo dos vazamentos
De acordo com um estudo do National Comfort Institute, órgão americano, o equipamento de HVAC é 57% menos eficiente e a maioria da ineficiência decorre de problemas de fluxo de ar. Certifique-se de que um profissional de HVAC sele vazamentos de dutos de ar.
Cuidado com a dimensão do duto Um sistema projetado incorretamente causará uma série de problemas com o sistema de climatização. Se o design por algum motivo subestimou a capacidade de carga, o instalador provavelmente usou dutos menores do que o necessário.
Seu sistema trabalhará mais e mais forte para compensar dutos de tamanho inadequado, o que significa contas de energia bem mais altas no final do mês.
Cuidado também com o projeto dos dutos
Quando o sistema de dutos é muito longo e há muito espaço entre a condensadora (parte externa do ar condicionado) e o local de resfriamento, seu conforto será prejudicado. Se seus dutos contiverem muitas curvas acentuadas, infelizmente você sentirá os efeitos do fluxo de ar impedido. Durante o projeto, é necessário curvas fechadas sempre que possível e usar cotovelos, o que facilita a nitidez das curvas.
Verifique se há danos nos dutos flexíveis
Apesar de não tão comuns, alguns projetos podem contar com dutos flexíveis feitos de plástico, às vezes esses tubos são esmagados, torcidos ou rasgados. De vez em quanto é bom procurar por rachaduras, rasgos ou torções nestes dutos. É possível acrescentar suportes para evitar estes tipos de deformação dos dutos flexíveis.
Adicione mais entradas de retorno de ar
Frequentemente, poucas fontes de suprimento e de retorno são as fontes de problemas de HVAC. Você precisa de aberturas de suprimento suficientes para fornecer fluxo de ar e aberturas de retorno suficientes para trazer o ar de volta ao sistema para condicionamento. Pouco de qualquer um desses respiradouros resulta em pressão desequilibrada nos dutos, o que diminuirá o conforto e a eficiência.
Como é de se perceber, a limpeza dos dutos é algo realmente importante para garantir o bom funcionamento do sistema de climatização. Recomendamos que essa limpeza seja sempre feita por um profissional ou por uma empresa especializada.
Porém, é possível realizar a limpeza caseira e garantir que o sistema fique limpo até um certo nível. Confira:
Limpeza dos dutos em casa – Como Fazer
Ferramentas necessárias para a limpeza dos dutos
Primeiro é importante se preocupar com a sua segurança e evitar problemas de saúde. Recomendamos o uso de máscara de poeira, óculos de proteção e luvas para trabalho pesado.
Além dos equipamentos de proteção, você vai precisar de uma chave phillips ou de fenda para abrir as partes móveis dos dutos.
Tenha também em mãos toalhas de papel ou trapos para ajudar na remoção da poeira.
Utilize também um aspirador de pó com mangueira comprida. Quanto mais comprida, melhor será o resultado final. NADA
Você também vai precisar de uma escova de cerdas duras com um cabo longo ou um extensor adaptado. Tenha também uma escova para limpezas rotativas, como aquelas de limpar o vaso sanitário.
Passo a passo para a limpeza de dutos
- Os dutos possuem diversos pontos de entrada para a limpeza. Encontre estas tampas (geralmente são os registros) e os abra para ter espaço para a limpeza.
- É importante usar toalhas ou outros objetos para tampar os registros de alimentação de ar para evitar que a poeira vá para dentro deles durante a limpeza. Levante o registro desaparafusado levemente para cima e coloque uma toalha sob ele. Esse procedimento vai evitar que a poeira volte para o ambiente e cause problemas para você mais tarde.
- Outra dica interessante é colocar o ar condicionado com a opção de ventilador ligado. O ventilador ajudará a mover a poeira que você solta durante a limpeza e empurrá-la para fora dos dutos. É importante desligar o ar condicionado, já que ele pode circular a sujeira retirada para dentro do equipamento, fazendo todo o seu trabalho ser inútil. NADA
- Aos poucos, vá soltando a poeira dos dutos om a escova rotativa. Basta bater com a com a escova de forma leve para soltar os pedaços de poeira no interior dos dutos.
- Realize o processo e uma saída de ar de cada vez. Use a mangueira do aspirador de pó para aspirar a poeira expelida pelo ventilador. Quanto mais fundo você conseguir limpar, melhor vai ser o resultado final. Portanto, tente alongar a mangueira o máximo possível.
- Limpe as tampas do duto e a placa da grelha antes de voltar a colocá-los no lugar e parafusar as peças.
O último passo é verificar e trocar (ou limpar) todos os filtros de ar do sistema. Claro que com a limpeza caseira você não consegue ter todos os benefícios da limpeza profissional feita por pessoas com experiência e os equipamentos necessários.
Mofo nos dutos do ar condicionado, o que fazer?
Se durante a limpeza dos dutos você encontrar mofo ou outros organismos indesejáveis, é preciso chamar a ajuda de um profissional de limpeza de sistemas de ar. Chame um profissional se você tiver um problema de mofo. Serviços de limpeza de dutos HVAC têm a experiência para remover mofo e outros organismos verdadeiramente nocivos para a sua saúde. Eles também têm o equipamento para chegar a áreas difíceis de alcançar que o aspirador comumente encontrado não é capaz de alcançar.
Se o mofo estiver no isolamento dos dutos (material usado para isolar qualquer passagem de ar), também é necessário chamar a ajuda de um profissional. Não há maneira eficaz de limpar o mofo do isolamento, por isso é preciso trocar todo o isolamento.
Quais os riscos da limpeza de dutos feitas em casa?
Dano ao duto: Ao fazer uma limpeza do duto DIY, você corre o risco de causar danos diretos aos dutos, especialmente se tiver dutos flexíveis. Estes são feitos de plástico fino e são fáceis de danificar. Mesmo que você faça um pequeno furo no duto, é capaz de reduzir o fluxo de ar em sua casa gravemente. Isso faz com que o seu sistema de climatização seja menos eficaz e aumente exponencialmente a conta de luz.
Você também precisa ter cuidado para não esmagar dutos flexíveis ou retirar os tubos de plástico de qualquer suporte.
Limpeza de dutos menos eficiente: Embora você possa melhorar sua qualidade do ar com uma limpeza de dutos sem ajuda profissional, seus esforços não serão tão eficazes quanto uma limpeza feita por profissionais especializados. Não tem como alcançar todos os cantos com equipamentos caseiros do mesmo jeito que os profissionais conseguem com aspiradores de alta potência e mangueiras especializadas.